Tags
*Por Guto Schiavon, COO da corretora de bitcoins FOXBIT
Muitos já sabem que o bitcoin está mais valorizado que o ouro, certo? Ainda que este metal seja o mais valioso que encontramos na natureza, a criptomoeda vem chamando cada vez mais a atenção dos mercados internacionais, tornando-se uma moeda de troca altamente discutida.
Diante deste cenário vantajoso, muitos ainda ficam em dúvida sobre qual vale mais a pena: o ouro ou o bitcoin? Neste caso, não existe uma resposta definitiva. É preciso refletir sobre quais são seus objetivos com o investimento. De qualquer maneira, as oportunidades existem para quem sabe estudar o melhor de cada um.
Para tentar te ajudar nessa decisão, abaixo há um comparativo. Dessa forma, você irá entender melhor algumas das vantagens e desvantagens que ambas oferecem, e tomar sua decisão com mais confiança.
Leia mais
Em 12 tópicos, entenda de vez como funciona a moeda virtual Bitcoin
Conheça 6 vantagens de usar bitcoin e outras moedas digitais
Corretora de bitcoins lança programa de cursos online sobre o universo da criptomoeda
Liquidez: Atualmente é uma desvantagem para a criptomoeda, se comparada ao ouro ao redor do mundo. No Brasil, porém, o cenário está mudando. O bitcoin já é mais negociado que os contratos de ouro na BMF&Bovespa. É importante lembrar que o ouro é milenar, tanto uso como moeda quanto investimento. O bitcoin, entretanto, é uma tecnologia de apenas oito anos e que tem se provado segura para quem quer usar e investir.
Estabilidade da cotação: O preço do bitcoin ainda passa por altos e baixos. Para quem quer investir, essa volatilidade pode ser tanto boa quanto ruim, dependendo dos objetivos do investimento. Por exemplo, para especuladores que pretendem comprar na baixa e vender na alta, é um ponto atrativo. De qualquer maneira, a volatilidade vem caindo ano após ano. Nos últimos tempos houve períodos em que a moeda digital oscilou menos que a libra esterlina. Já o ouro, ao longo da história, tem se mostrado um ativo relativamente estável. Por esse motivo, muitos investidores recorrem a ele em momentos de incerteza econômica. Logo após a eleição de Donald Trump nos EUA, por exemplo, a procura por ouro subiu bastante.
E então, já tomou sua decisão sobre qual investimento é mais vantajoso? Muitos acreditam que o ouro continuará sendo o caminho mais confiável durante um bom tempo. Por outro lado, com a popularização do bitcoin, vemos cada vez mais pessoas investindo nessa commodity e obtendo lucros. Afinal, o mundo das criptomoedas está crescendo e vale a pena ficar de olho nesse movimento.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas