A Uber informou a lista de objetos mais esquecidos no serviço em 2020. Além disso, apontou as cidades em que mais ocorrem esses contratempos – Itajaí, em Santa Catarina, foi o município coroado como o mais esquecido do ano passado, seguido por São Luís (MA) e Brasília (DF).
Leia mais:
Guia de compras: veja dicas práticas para escolher seu próximo notebook
Dicas para manter seu notebook limpo por dentro e por fora
Dicas simples para proteger notebooks em locais públicos
Em 2020, os brasileiros que usam Uber esqueceram mais itens às sextas-feiras e aos domingos. Já os horários de objetos mais esquecidos ficou entre as 21h e 23h.
Cidades Mais Esquecidas: 2020
- Itajaí – Santa Catarina
- São Luís – Maranhão
- Brasília – Distrito Federal
- Uberlândia – Minas Gerais
- Goiânia – Goiás
- Natal – Rio Grande do Norte
- Cuiabá – Mato Grosso
- Florianópolis – Santa Catarina
- Salvador – Bahia
- Santos – São Paulo
Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, os celulares e mochilas estão entre os objetos mais esquecidos. Ao comparar com anos anteriores, as garrafas saíram da lista e deram lugar a comidas e refeições.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Itens e Objetos Mais Esquecidos: 2020
- Celulares e/ou câmeras fotográficas
- Mochilas, bolsas, e/ou pastas de documentos
- Chaves
- Carteiras
- Óculos
- Roupas
- Fones de ouvido e/ou caixinhas de som
- Dinheiro
- Comidas
Como recuperar
Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio app. Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem, pode acessar sua conta por um computador.
Importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro.
Veja o que fazer ao ter um objeto esquecido:
- Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro;
- Toque em Itens perdidos;
- Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido;
- Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar;
- Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo;
- Seu telefone tocará e conectará você diretamente ao número do celular do motorista parceiro que te atendeu;
- Se o motorista atender e confirmar que seu item foi encontrado, combine um horário e local convenientes para ambos;
- Se o motorista não atender, deixe um recado na caixa postal descrevendo o item e informações de contato, para que o motorista possa contatá-lo facilmente.
Caso o usuário não consiga contato ou não consiga combinar a devolução com o motorista em até 24 horas após a sua viagem, pode procurar com a Uber. A empresa tentará entrar em contato com o motorista.
Para isso, ele deve repetir os procedimentos acima até entrar no menu Itens Perdidos e depois clicar em Entrar em contato com a Uber sobre um objeto perdido.