Cresce a cada ano o acesso dos consumidores ao smartphone. Pelo menos 92% dos brasileiros possui um, é o que aponta pesquisa realizada pela Deloitte. Por outro lado, é notável a alta nos valores de celulares novos e o aquecimento do mercado de seminovos. Esse modelo de negócio visa incentivar o consumo sustentável e evitar o descarte incorreto dos aparelhos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
Porém, antes de comprar um celular seminovo, é importante tomar alguns cuidados para conseguir escolher bem. Confira as dicas de Anderson Takara, sócio-diretor da Yesfurbe, plataforma de compra, venda, troca e refabricação de celular.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1. Plataformas profissionais de compra e venda são mais seguras
Comprar um celular usado de terceiros ou em grupos de trocas pode tornar sua vida um transtorno. Na Yesfurbe, por exemplo, há garantia da funcionalidade do aparelho. Isso porque o aparelho celular passa por um processo rigoroso de testes, onde é feito a troca de componentes. Outra vantagem é a garantia de 90 dias, na qual o cliente está totalmente respaldado caso tenha qualquer tipo de problema com o smartphone.
2. Melhor custo-benefício
Na Yesfurbe é possível encontrar aparelhos variados das principais fabricantes. Entre elas: Motorola, Samsung, Apple, Asus e LG. Os preços começam em (atrativos) R$ 200. Os smartphones são enviados para todo o Brasil via Correios. Em breve, quem mora na região de São Paulo poderá optar pela entrega em 24 horas.
3. Todo cuidado é pouco
Antes de fechar contrato, confira todas as especificações do celular. “Nossa maior preocupação quando vendemos um aparelho seminovo é passar confiança e segurança para os clientes, deixando claro as condições do aparelho que são identificadas com o estado de conservação. Ressalto que todos os nossos aparelhos passam por análise técnica incluindo troca de peças necessárias, reparo e higienização. No pós-venda, o cliente conta ainda com três meses de garantia para reparos funcionais”, conta Anderson.
4. Acessórios indispensáveis
“Embora não recebemos os aparelhos com acessórios, seria decepcionante para o cliente comprar um smartphone sem o carregador, principalmente se ele está trocando de marca”, diz o especialista. Para todas as compras, a Yesfurbe envia junto ao celular um carregador e um cabo USB alternativo homologado pela Anatel, em uma embalagem personalizada da marca e manual de instrução.