As redes sociais podem ser uma ferramenta para construir uma boa imagem, conseguir ascensão social e empreender. Mas também podem destruir a imagem de um internauta. Celebridades e youtubers, recentemente, perderam contratos milionários por conta do conteúdo publicado em seus perfis. Sem contar os turistas que perderam seus empregos e tiveram a imagem completamente arranhada após um vídeo com uma “brincadeira de mal gosto” viralizar durante a Copa do Mundo 2018.
A popularização da internet mudou a forma como as pessoas se relacionam, e as redes sociais se tornaram grandes protagonistas desse processo. Elas estão transformando o acesso à informação e o compartilhamento dela, e, inevitavelmente, acabam modificando os modos e as relações de trabalho.
“As empresas buscam ler perfis de candidatos antes da contratação e monitoram se o funcionário não está dizendo barbaridades contra missões e valores da companhia onde trabalham. E não adianta fechar sua conta no Facebook e dizer que ela é pessoal e o LinkedIn é profissional. Hoje é tudo uma coisa só”, aponta Dani Almeida, jornalista e especialista em imagem.
Para que você não precise parar de postar o que está pensando ou, simplesmente, precise deletar o seu perfil de todas as redes sociais, Dani preparou uma série de dicas que vão ajudá-lo a acertar o tom dos comentários e ajustar seu perfil online.
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1. Você não está apenas entre amigos
Nas redes sociais, como em qualquer outro lugar, há pessoas cheias de más intenções. Uma delas, inclusive, pode estar louca de vontade de arrumar uma forma de prejudicar sua imagem. Aqui, uma dica: pense no café da empresa. Você não sairia gritando o que pensa sobre aquele colega chato, pois é muito provável que pessoas não tão próximas a você escutem. Para as redes sociais vale tomar o mesmo cuidado.
2. Excessos pegam mal
“As redes sociais deixaram as pessoas mais escancaradas”, afirma Dani. Antes de compartilhar qualquer publicação, pense se não está exagerando nos detalhes.
3. Tome cuidado com o que pode ser mal interpretado
Não há problema algum tomar uma cerveja no final de semana. Porém, se você aparecer o tempo todo com um copo de bebida em mãos pode passar a imagem de alguém que só quer se divertir ou, pior, que vive de ressaca.
4. Evite assuntos polêmicos
A boa e velha regra de não discutir religião, política ou futebol vale também para as redes sociais. Você pode, claro, ter suas convicções, mas não precisa escancarar tudo o que pensa. Lembre-se de que as pessoas podem ter opiniões diferentes da sua e fazer julgamentos precipitados. Se a sua opinião política for totalmente contrária à do recrutador, por exemplo, você pode perder pontos porque, mesmo inconscientemente, ele pode simpatizar mais com outro candidato.
5. Erros de português
Muito cuidado com erros de português. Por mais inocente que seja um post, se você mandar um “agente” no lugar de “a gente”, usar “mais” no sentido de “mas”, pode não ter outra chance para explicar que foi só um errinho de digitação.
6. Coloque-se no lugar do outro
“O que um cliente pensaria se visse isso?”. É essa a pergunta que muitos recrutadores fazem ao checar o perfil de um candidato nas redes sociais. Principalmente se a vaga em questão exige relacionamento direto com consumidores. Faça essa pergunta você mesmo antes de publicar qualquer coisa.
7. Não critique sua empresa
Tenha cuidado com o que você publica sobre a empresa em que trabalha atualmente ou sobre as companhias pelas quais passou. Se você fala mal – inclusive citando o nome – da empresa em que trabalha ou trabalhou, um recrutador vai levar isso em consideração.