Termo muito falado no universo dos dispositivos Android, o APK (ou Android Package Kit, em inglês) é um formato de arquivo utilizado no sistema operacional do Google para distribuir e instalar aplicativos. Ele ficou muito popular por identificar, especialmente, a instalação de apps oriundos de fora da Play Store.
Leia mais:
Aprenda a instalar aplicativos APK no Android
10 extensões para navegador que vão facilitar sua vida na internet
Na prática, o APK é um arquivo compactado que traz uma série de outros arquivos e metadados para instalar e rodar o aplicativo no smartphone. Muita gente tem medo desse termo, mas é importante saber que todos os apps da Google Play Store também são APKs – normalmente criados por meio do Android Studio, que atua como um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) –, enquanto a loja funciona apenas como um grande gerenciador desse conteúdo nos dispositivos Android.
Quais são os riscos?
Tendo em mente que absolutamente todos os apps que você baixa no Android são APK, a pergunta que fica é: “por que eles ofereceriam riscos?”. E a resposta não está relacionada ao formato propriamente dito, mas à fonte de onde esse arquivo é baixado. Ao fazer download de um APK de sites não oficiais ou de origem suspeita, você pode abrir uma porta que vai comprometer a segurança do seu dispositivo e dos dados armazenados nele.
O que acontece é que os aplicativos disponíveis na Google Play Store (e outras lojas oficiais) passam por uma avaliação de segurança que (na grande maioria das vezes) garante que o software oferecido não contém um malware escondido. Já com downloads não oficiais você está por sua conta e risco.
Precauções gerais
Apesar dos riscos, é importante destacar que nem todo APK de lojas não oficiais é malicioso. Esse formato é muito utilizado para a distribuição de aplicativos e jogos independentes, por exemplo, que são feitos por empresas sérias e confiáveis.
De qualquer maneira, sempre que for baixar um aplicativo fora da loja oficial do Google, a recomendação é manter a atenção redobrada. Avalie a procedência do site ou empresa que está oferecendo o APK, faça buscas rápidas na internet para saber a experiência de outros usuários com o arquivo e, se identificar qualquer sinal suspeito, o melhor a se fazer é não instalar.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga