O celular já se tornou uma extensão das pessoas e realmente ajuda muito no dia-a-dia por ter recursos que permitem que várias das necessidades e demandas sejam resolvidas de maneira muito mais rápida.
Além disso, os aparelhos podem ser utilizados como meio de comunicação rápida e também de diversão. As plataformas de jogos como a Bet20 fornece aos jogadores um conteúdo como o que eles podem acessar pelo computador mas, a vantagem é que através dos celulares é possível se divertir de onde o jogador estiver.
Várias dessas plataformas que prestam algum tipo de serviço fazem estudos para entender melhor o perfil de seus clientes e, foi possível verificar que a maioria dos brasileiros utilizam celulares com sistema Android.
Crescimento do sistema Android no Brasil
O Android é um sistema operacional que está em cerca de 90% dos aparelhos no Brasil. O número é realmente incrível e isso impacta de diversas formas o mercado de tecnologia brasileiro.
O primeiro ponto no entendimento geral para que o Android seja tão popular, porém, não tem relação com a tecnologia. Os aparelhos que possuem o sistema Android costumam ser muito mais baratos que os aparelhos do sistema concorrente, o iOS, utilizado nos iPhones.
Com todos os impostos aplicados sobre aparelhos tecnológicos, um iPhone chega aos milhares de reais, o que acaba por excluir grande parte da população de ser um consumidor potencial do aparelho.
Um Android por outro lado pode custar 600 reais, como é o caso da linha de aparelhos iniciais da Samsung.
Qualidade x necessidade do sistema Android
Entendendo o ponto principal pela escolha, é possível passar para a segunda visão do usuário brasileiro quando se fala de um aparelho celular: a necessidade.
Muitos dos usuários utilizam o celular para o que hoje é chamado de “necessidades básicas”. As necessidades básicas incluem fazer chamadas, enviar mensagens em aplicativos relacionados, assistir vídeos e utilizar as redes sociais.
Essas necessidades na maioria das vezes conseguem ser supridas por aparelhos com um “valor baixo”, já que a maioria dos aparelhos, ainda que estejam na linha básica de produção de uma marca, consegue performar de forma segura essas funções.
A qualidade conta mais quando o usuário necessita utilizar o celular para itens relacionados ao trabalho, ou uma diversão mais específica, como é o caso das pessoas que jogam através dos aparelhos.
Nesse caso, normalmente a qualidade do aparelho Android precisa ser maior, já que apesar de serem bons, o sistema operacional é conhecido por travar quando está em uma versão mais básica.
Mudança de comportamento do brasileiro
O brasileiro é um dos que mais passam tempo na internet no mundo. Só nas redes sociais, estima-se que um brasileiro gasta em média 255 minutos diários, ou seja, mais de 4 horas todos os dias.
Sendo assim, os brasileiros começam a mudar o comportamento em relação ao tipo de internet que consome, por exemplo. É cada vez mais real o crescimento nos planos de internet móvel que permite mais horas de navegação.
Os computadores também estão se tornando obsoletos no dia-a-dia, sendo considerado mais um item de trabalho do que um item para necessidades pessoais.
Essas mudanças de comportamento mudam também a economia do país, principalmente quando se fala de redes de comunicação, disseminação de notícias e criação de novas formas de atingir clientes.
Os celulares Android são hoje o foco de grande parte das empresas quando se fala também na criação de suas páginas otimizadas. A prioridade da maioria das empresas é criar aplicativos para Android, até mesmo pelo preço do desenvolvimento desses aplicativos, que podem custar bem menos que um aplicativo criado para o sistema iOS.