Em 2016, o número de usuários mobile no e-commerce cresceu 170% no Brasil. Já no desktop, apenas 50%. Segundo os dados do levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico, a otimização das lojas virtuais, aliada à praticidade de realizar compras por dispositivos móveis, tem contribuído para o crescimento exponencial nas compras realizadas via smartphone.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Quando analisado o perfil dos usuários de smartphone no e-commerce, a pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos celulares, o maior volume de compras ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h. Já no desktop, o pico acontece entre às 10h e 14h.
A pesquisa mostra ainda que o Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobile, com 68%. A região é seguida por Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
Sistema Operacional
Os dispositivos com sistema Android detêm maior representatividade de acesso ao e-commerce, com 72%, seguido pelo iOS (24%) e Windows Phone (4%). O sistema do robô domina o mercado digital no Brasil também em número de usuários e em volume de compras.
Porém, quando comparado o volume de vendas em relação ao número de usuários por dispositivo, os donos de iOS compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. No entanto, quando comparado apenas aos celulares com sistema Android considerados modelos top de linha, existe a mesma propensão de compras e o mesmo potencial de tíquete médio entre os consumidores.
A pesquisa do Cuponomia avaliou um espaço amostral de seis meses, que contemplou mais de 1 milhão de usuários da plataforma. Clique aqui para conferir o relatório completo.