Mais uma vez o Facebook está sendo usado pelos cibercriminosos para infectar computadores e smartphones. De acordo com a empresa de segurança virtual PSafe, A nova ameaça envia um link que aparece em forma de notificação de um amigo. Se o usuário clicar, um plug-in malicioso será instalado em seu dispositivo para roubar dados de sua conta na rede social.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
No desktop, o link enviado irá levar a vítima para a instalação de um programa chamado The Player, mas, na verdade, ela vai baixar um trojar como extensão do navegador Chrome. Daí em diante, quando ela acessar o Facebook, o controle da conta será tomado pelos criminosos e o link contaminado será enviado para outros amigos da rede social. Já no smartphone, o usuário é direcionado para páginas que pedem a instalação de aplicativos de fora da Google Play ou o preenchimento de um cadastro que pode gerar prejuízo financeiro – por meio da inscrição em serviços premium, por exemplo.
A dica para se livrar dessa ameaça é, no mobile, desinstalar a aplicação maliciosa e instalar um bom antivírus. No computador, será preciso remover a extensão adicionada ao navegador. Para isso, vá em Menu, depois em Extensões, no menu lateral. Na sequência, basta identificar o item a ser desinstalado e clicar no botão da lixeira.