33Giga

Novo golpe clona chip de smartphone; saiba como se proteger

Há 30 anos, o celular era apenas um telefone para fazer ligações, mas hoje está tudo ali: acesso ao e-mail, contas bancárias, contatos. O risco de se tornar alvo de um crime cibernético já é alto e vem aumentando a cada dia, junto ao crescente uso da internet e do compartilhamento de dados.

Leia mais: 
Cibercriminosos usam calendário no celular para dar golpes
Golpe no WhatsApp usa QR Code para sequestrar contas

Um novo tipo de golpe online, que já pegou muitas pessoas, usa a clonagem de chips de celular e mensagens no WhatsApp para extorquir os usuários. Agora, os bandidos não precisam nem mais roubar o aparelho. Eles conseguem sequestrar a linha, desativar o chip original e assumir a identidade da vítima, abrindo as portas para qualquer e todo tipo de fraude. Dados da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil mostram que, em um período de 3 meses, mais de 5 mil pessoas foram afetadas em todo o Brasil.

Apesar do perigo ser real, a Kakau Seguros dá algumas dicas simples que você pode seguir para evitar esse tipo de golpe:

– Assim que perceber algo estranho com sua linha telefônica, como o sinal cortado ou mensagens estranhas referentes a sua conta bancária, é preciso avisar a instituição financeira imediatamente e alterar a senha de acesso ao sistema.

– É indicado alterar todas as senhas de acesso aos aplicativos, e-mail e até de segurança do celular, sem exceção.

– O usuário deve se dirigir a uma loja da operadora, comunicar as suspeitas e pedir para trocar o chip, imediatamente.

– Caso a suspeita seja comprovada, é indicado que a vítima registre um Boletim de Ocorrência com o máximo de dados possível para que as autoridades tenham mais chances de resolver o crime.

Prevenção

Estar atento a essas dicas é muito importante, mas não basta saber o que fazer, é preciso saber como detectar e impedir que o golpe aconteça. Por isso, é importante ter uma solução de proteção de dados instalada no celular.

Tendência, as soluções de proteção de dados devem se tornar tão comuns quanto um seguro de carro. De acordo com pesquisa realizada pela Affinion, a preocupação e o nível de conscientização das pessoas em relação aos crimes cibernéticos já superam as outras formas de crimes, incluindo assaltos e furtos.

“Nossa pesquisa mostrou que 61% dos consumidores se mostram realmente amedrontados com esse tipo de crime, que só vem crescendo. O maior nível de preocupação é encontrado no Brasil, com 87%”, conta o diretor da Affinion, Alexandre Primo.

Porém, apesar da crescente conscientização, o estudo também mostra que as pessoas diretamente afetadas nem sempre sabem a quem recorrer. “Há uma falta de compreensão sobre como manter-se seguro contra as ameaças: os usuários não confiam na sua capacidade de impedir os crimes cibernéticos, detectar se eles correm algum risco, ou remediar as consequências caso sejam vítima de um crime. Fato que reforça ainda mais a importância de se contratar um serviço de proteção eficiente e seguro”, completa o diretor.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga