Tags
Ultrafino e com um design para lá de moderno, à primeira vista o ThinkPad X1 Yoga da Lenovo enche os olhos. O processador robusto e o fato de ser conversível aumentam as expectativa, mas seu preço sugerido, de cerca de R$ 9.500, deixa toda essa experiência muito menos acessível.
O 2 em 1 oferece quatros modos de uso. Os dois mais comuns e auto explicáveis são os formatos notebook (tradicional, tela em pé, teclado à frente do usuário) e tablet (interface única, monobloco e comandos via touchscreen).
As outras opções são mais inovadoras. O modo tenda deixa a tela em pé sobre uma mesa (ou qualquer outra superfície) com o teclado ajudando a sustentar o notebook. Nessa configuração, entradas e botões ficam mais próximos às mãos. Por fim, na configuração stand o computador fica perdicular à superfície (ou mesa), se apoiando sobre o teclado, que está alocado na parte posterior. (Veja os detalhes dos modos no álbum.)
Leia mais:
Guia de Compras: veja dicas práticas para escolher seu próximo notebook
Saiba como melhorar a performance Wi-Fi do seu notebook ou computador
A experiência do modo tablet conta com uma aliada: a Stylus Pen – uma caneta para superfícies touch screen que se autocarrega com a energia do aparelho. Durante os testes do 33Giga, ela mostrou muita estabilidade e precisão, o que pode ser bastante útil para quem precisa ou curte criar desenhos no computador. A traquitana ainda conta com botões laterais que funcionam como atalhos e configurações para destros e canhotos.
Aberto, o produto tem uma tela ampla, teclado, leitor de impressão digital, o TrackPoint clássico da Lenovo (com haste apontadora e botões) e touch pad – tudo em um acabamento profissa. Com 1,27 kg, ele ainda pode ser carregado sem grandes problemas em mochilas e malas.
Desempenho
O modelo testado pelo 33Giga é dono de um processador Intel core i7 de 2.60GHz, 8GB de RAM e Windows 10. O ultrabook abre janelas e aplicativos instantaneamente, quase junto com o clique do mouse. Ele também roda sem problemas sites e programas do dia a dia de trabalho e lazer (como editores de imagem, Spotify, Netflix) sem engasgar ou apresentar lentidão.
O som não impressiona e nem é muito potente, mas segue a linha de qualidade do produto e oferece uma experiência agradável com fones de ouvido e auto-falantes – estéreo (2x 2W).
Raio-X
Nome: Lenovo ThinkPad X1 Yoga
Sistema Operacional: Windows 10 Pro
Processador: 6ª geração Intel Core i5 e i7
Memória RAM: até 16GB
Espaço de armazenamento (SSD): 256GB
O que empolga: design moderno, hardware eficiente, carregamento rápido da bateria.
O que decepciona: preço salgado, experiência de áudio não impressiona, duração da bateria.
Dimensões: 33,3cm (comprimento) x 22,9cm (largura) x 1,68cm (espessura)
Preço: a partir de R$ 9.499,00
Site oficial: www.lenovo.com/br
Hardware
O modelo é equipado com tela de 14 polegadas Full HD Led e multitouch. Confortável aos olhos, o display não reproduz imagens impecáveis, mas satisfatórias se tratando de um notebook. Apesar de ser um tanto reflexiva quando usada em um ambiente com luz natural direta, ela oferece uma experiência agradável tanto para reproduções mais “coloridonas”, como o videoclipe de “Dark Horse”, da cantora Katy Perry, quanto para às mais escuras e sóbrias, como o videoclipe de “Emperor’s New Clothes”, da banda Panic! At The Disco.
O teclado merece um destaque especial. No modo tablet, conforme o usuário vai empurrando a tela para trás, as teclas vão se retraindo e, no fim da rotação, estão 100% escondidas – o que é interessante para quem vai usar o produto apoiado sobre uma mesa ou no colo.
Bem macio e com teclas espaçadas, o teclado ainda permite uma digitação confortável e quase extingue aqueles erros de digitações comuns de “teclado novo”. Para completar, ele também é retroiluminado e à prova d’água. A web cam integrada oferece fotos e vídeos na média.
Nas laterais, o ThinkPad X1 conta com uma entrada HDMI, uma mini Display Port, três USB 3.0 (sendo uma porta energizada), uma entrada para microfone e saída de fone de ouvido, além de suporte a MicroSD e porta Lenovo Onelink+.
Bateria
A questão é para manter toda essa performance em andamento, a bateria trabalhar muito e não aguenta o tranco por muitas horas. Em 40 minutos de uso despretensioso de redes sociais no modo tablet, a carga do ThinkPad X1 foi de 90 para 76%, pulando para 68% 25 minutos depois. Mas, para compensar, o notebook vem com um carregamento bastante rápido, e vai de 10% a 100% de bateria em pouco mais de uma hora de tomada.
Confira algumas imagens do Lenovo ThinkPad X1 Yoga na galeria: