33Giga

Futuro da mobilidade: designer da Nissan conta onde busca inspiração

Nissan: chefe do departamento de design conta suas inspirações

John Sahs, designer-chefe do Nissan Design América Latina, iniciou sua carreira na Nissan no ano 2000. Sua paixão por carros e design, entretanto, nasceu muito antes.

Atualmente, ele comanda a equipe do Nissan Design América Latina, responsável pela criação de veículos icônicos para a região e o mundo, com destaque para o Nissan Kicks, o veículo mais vendido pela marca na América do Sul.

Saiba mais sobre quem está por trás de uma cultura de design automotiva própria e quer levar a filosofia do design da Nissan para outras áreas da sociedade.

 

 

Como você começou a se interessar por design e o que fez com que você escolhesse essa carreira?

Bem, vou ter que começar voltando um pouco no tempo, quando eu era garoto. Eu estava assistindo ao vídeo de um pintor e eu fiquei simplesmente impressionado porque ele estava criando montanhas e árvores, fazendo realces e sombras. Aquilo estava surgindo no papel como se fosse mágica e acabou me influenciando muito. Por isso, fiquei bastante focado em arte quando eu era criança.

Depois disso tive que escolher qual faculdade iria cursar. Falei com meu orientador educacional e ele me perguntou: ‘Do que você gosta?’ Então, eu me lembro de ter dito a ele ‘bem, eu gosto de arte e eu gosto de carros’. E ele disse ‘e se você fosse um designer automotivo?’

Os designers automotivos são pessoas que criam os modelos, formas, cores e materiais. São eles que realmente criam o que vemos nas ruas. Eu vi aqueles modelos maravilhosos, elegantes, futuristas e aerodinâmicos, vi aqueles sketches e eles ainda estão gravados em minha memória até hoje. Então eu disse: agora sei que eu quero ser designer automotivo. A frase que me vem à memória daquela época é ‘John, você quer dar forma ao futuro?’

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga’

O que diferencia o design da Nissan?

Na época em que estudei no Centro de Artes, eu me lembro do primeiro semestre, quando um amigo meu chegou dirigindo o novo Nissan 300ZX no campus. Aquilo mexeu comigo. O design era incrível. Eu nunca tinha visto algo parecido. Ele é tão bonito e ao mesmo tempo tão simples e icônico. Quero dizer, mesmo agora, eu me lembro de todos os detalhes. Quando vi esse carro pela primeira vez no campus, fiquei tão impressionado que disse: ‘eu quero trabalhar para a Nissan’.

Leia mais:
“A pandemia iniciou novos tipos de fake news”, diz fundador do E-Farsas
Boatos: os maiores absurdos que se espalharam pela internet

Fake news: você realmente sabe identificar notícias falsas?

Mais tarde, no ano 2000, eu entrei para a Nissan. Foi muito interessante porque eles estavam montando a equipe de design, contratando muitos estrangeiros de outras empresas para se unirem ao design mundial, que fica no Japão. Então eu fui entrevistado pelo VP de design, Shiro Nakamura. A entrevista foi incrível porque ele me disse algo que realmente impactou a forma como vejo minha carreira. ‘Você está tendo a oportunidade de entrar para a Nissan para colocar sua impressão digital em um dos 40 carros que vamos lançar nos próximos 10 anos’. Aquele desafio foi extremamente interessante.

E por falar na equipe de design, como as diferentes culturas e origens de toda a equipe contribuem para o processo de criação?

Um projeto que acho que fez uma grande diferença em minha carreira foi a terceira geração do Cube, em 2005. Foi formada uma nova equipe – essa é a coisa mais empolgante em cada projeto que fazemos. Você trabalha com pessoas diferentes, que têm diferentes experiências, históricos diferentes.

Naquela época, o Alfonso Albaisa, que é atualmente nosso vice-presidente sênior de design, era gerente de design. Foi muito agradável e inspirador trabalhar com o Alfonso e ver como ele inspirava a equipe realmente exerceu uma grande influência em mim. Eu pensei comigo mesmo: ‘se um dia eu liderar uma equipe; gostaria de ser como ele’.

Eu me lembro de fazer uma viagem a trabalho para o Japão, quando o Alfonso me pediu para ir até a sala dele. Ele disse: ‘John, você gostaria de ir para o Brasil’? As palavras dele foram muito simples e claras: ‘Eu quero que você faça um trabalho disruptivo. Eu realmente quero que você faça um trabalho disruptivo na região com o design da Nissan. Eu quero que você trabalhe o design de forma abrangente, não apenas os nossos carros; você pode ir além dos carros e realmente levar o DNA do design da Nissan para outras áreas’.

Que conselho você daria a alguém que esteja interessado na carreira de design automotivo?

Meu conselho para qualquer pessoa que tenha interesse em se tornar um designer automotivo é: siga o seu coração e não desista – mantenha o foco. Seja persistente. Essas palavras que estou dirigindo a vocês representam a forma como eu sigo minha carreira em design automotivo. A criatividade é 90% suor e 10% outras influências e inspirações.