33Giga

Netflix tem maior crescimento trimestral da história

O ano de 2019 tem sido positivo para a Netflix, principalmente no número de assinantes. A plataforma conseguiu ter um crescimento inédito e que consolida a marca como líder neste mercado. No Brasil, a empresa já tomou o posto da TV por assinatura como melhor opção de filmes e séries, se transformando no melhor exemplo de sucesso do entretenimento digital. Porém, o surgimento de novos concorrentes promete uma disputa forte por audiência.

Leia mais: 
Friends, Atlanta, GLOW: séries com episódios de até 30 minutos para assistir na Netflix
10 séries na Netflix para aprender e praticar espanhol

Segundo informações oficiais, o lucro do Netflix nos primeiros três meses do ano foi de US$ 344 milhões. Ou seja, um aumento de quase 20% em comparação com 2018. Porém, não foi a receita da empresa que impressionou os analistas. Os quase 10 milhões de usuários novos desde o início de 2019, um aumento de 16%, significam um recorde de crescimento da plataforma no mundo. É o melhor trimestre que a produtora já teve.

Esses números positivos não são úteis apenas para a plataforma de streaming, mas também para todo o cenário de entretenimento digital. Atualmente, o setor tem conseguido cada vez mais espaço em diferentes áreas. Os jogos online e videogames, por exemplo, possuem excelentes números de vendas e participação no mercado. Assim como os sites de apostas e jogos de cassino digitais, que ganham cada vez mais adeptos e usuários com os diferentes tipos de diversão.

É um crescimento que já atingiu boa parte do mundo, e está em plena expansão no Brasil. Os números que envolvem o entretenimento online, incluindo até as competições de eSports, já ameaçam grandes indústrias. É um mercado que já vale mais de US$ 900 milhões. As indústrias do cinema e da TV já começaram a sentir essa concorrência, principalmente pelo lado da tecnologia e também da economia.

Novos concorrentes

Apesar do ano positivo, o Netflix tem com o que se preocupar no futuro. Algumas outras plataformas de vídeo, principalmente de grandes marcas, começaram a sair do papel para entrar em funcionamento. O resultado é uma possível disputa de mercado, que poderia fazer com que a principal força do streaming perca um pouco desse domínio. Isso é uma notícia boa, principalmente para os consumidores de novas tecnologias.

Os investimentos para esta área devem chegar aos US$ 40 bilhões, incluindo todas as empresas que vão lutar por um espaço. No Brasil, essa disputa aconteceu, mas não entre o setor digital, e sim contra as empresas de TV por assinatura. O resultado, como era esperado, foi uma queda do modelo mais tradicional e um crescimento na base de usuários da plataforma de streaming, seja pelo preço ou até pela melhor dinâmica.

Foto: Unsplash

Nos próximos meses, e até nos próximos anos, o entretenimento digital deve continuar ganhando espaço. Os jogos, as plataformas e até outros serviços devem melhorar cada vez mais, se tornando móveis e simples. Por isso, o mercado mais tradicional terá que se adaptar rapidamente, ou pode sofrer com um fim melancólico ao meio de uma falta de investimento publicitário. As novas tecnologias chegaram para ficar, os números e algumas estatísticas comprovam isso melhor do que qualquer diagnóstico.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga