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Netflix adapta imagens em miniatura do catálogo para fazer você clicar mais

Segundo estudos internos da Netflix, o serviço tem 90 segundos para capturar a atenção do espectador. Esses tão preciosos um minuto e meio correspondem ao tempo que as pessoas passam navegando pelo catálogo, de olho nas thumbnails – ou imagens em miniatura – dos filmes, séries, desenhos e documentários disponíveis. Se nada chamar atenção do usuário nesse tempo, provavelmente ele vai fechar o aplicativo e fazer outra coisa.

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Uma verdadeira fã de análise de dados, a Netflix sabe tudo o que assistimos, quando o fazemos, por quanto tempo, se desistimos no meio da exibição. O que nem todo mundo tem conhecimento é que há um trabalho muito grande de big data antes mesmo de você decidir assistir algum filme ou série na plataforma.

Ainda com base na informação dos 90 segundos, a empresa fez uma extensa série de testes A/B, nos quais dividiu o tráfego do serviço em duas versões do mesmo catálogo para testar qual delas resultaria na maior taxa de aceitação dos usuários. Com essa análise, a Netflix descobriu que os thumbnails não só influenciam na decisão das pessoas, mas também são responsáveis por um aumento de 82% no tempo gasto no serviço de streaming.

Foi ai que os cientistas de dados da Netflix começaram um intenso trabalho de otimização das imagens que ilustravam o conteúdo disponível na plataforma. Os profissionais se basearam nas estatísticas coletadas por meio dos testes A/B para alterar cores, emoções, personagens e até palavras que apareciam nas imagens em miniatura.

Teste e resultado

Eles descobriram que não adianta encher as miniaturas de gente. Isso porque elas são pequenas, então quanto menos personagens na imagem, maior a chance do usuários conseguir identificar do que se trata o filme, série ou documentário que lhe desperta interesse. A empresa exemplifica a situação com “Orange Is The New Black”. Na primeira temporada, a série foi promovida com todo o elenco nas imagens, mas os testes com três ou menos pessoas na divulgação da segunda e terceira temporadas apresentaram resultados muito mais positivos.

As emoções expostas nos thumbnails também são pontos de influência para o usuário. A Netflix constatou que quanto mais complexas, melhores os resultados. É por esse motivo que é comum ver miniaturas nas quais os personagens estão com expressões de raiva, surpresos ou fazendo careta.

Com essas mudanças, a empresa quer oferecer uma experiência de escolha mais rápida, satisfatória e assertiva para seus usuários. Estratégia que faz todo sentido, principalmente se você levar em conta quantas vezes já topou ou desistiu de assistir um filme só pela imagem que o representava no streaming ou mesmo no cinema.