33Giga

Nerds conectados: pesquisa aponta os hábitos digitais do consumidor de cultura pop

O fã de entretenimento tem entre 18 e 34 anos (68%), mora no Sudeste (60%), possui ensino superior completo ou está cursando (65%), conta com uma renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e gosta de fazer compras online (91%). É o que revela a quarta edição da Geek Power, pesquisa realizada pelo Omelete Group, conglomerado de empresas de cultura pop, em parceria com o IBOPE CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligência.

Com mais de 100 perguntas que ficaram no ar no portal do Omelete durante 14 dias, a pesquisa coletou mais de 26 mil participações com o objetivo de mapear o perfil do consumidor de ponta a ponta.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

O brasileiro passa em média 10 horas online por dia. Porém, na pesquisa, 41% se declaram online enquanto estão acordados. O smartphone é o meio mais usado para navegar na internet, sendo preferido por 60% das pessoas. Destes, 37% usam a web para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como ver TV (13%) e estudar ou ler (13%). Como se espera de um público sempre em busca do que há de mais moderno, 94% afirmam ter um smartphone. O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos uma vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Preferências
Além de produções audiovisuais, a maioria dos entrevistados (75%) não deixa de lado as clássicas histórias em quadrinhos. 55% preferem o “bom e velho” papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Os videogames não ficam para trás: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de  Mario (15%) e Pokémon (8%),  graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Filmes, séries e heróis
Game of Thrones, da HBO, voltou ao posto de série favorita com 36% dos votos. Demolidor (Marvel e Netflix), preferida da edição anterior da pesquisa, caiu para o terceiro lugar com 9%. Stranger Things (Netflix) foi a novidade da lista: mais de 13% consideraram a melhor dos últimos meses.

Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo quarto ano seguido (10%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo terceiro ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Apesar do sucesso da Marvel entre os atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%), que também levou o voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

O crescimento de produções próprias da Netflix (Stranger Things, Narco, Jessica Jones) levou a marca para o posto de distribuidora de conteúdo mais admirada, sendo votada por 43% do público.