O Neffos X1 Lite* faz parte da família de celulares da TP Link. Com acabamento em preto e chumbo metalizado, o aparelho tem preço sugerido de R$ 700. Ele é relativamente leve, em tamanho prático para por no bolso da calça, por exemplo, e funcional – não é daqueles smartphones que vêm cheios de aplicativos, seja da marca ou do sistema operacional. Entretanto, de acordo com testes do 33 Giga, ele pode deixar a desejar se você for maratonar um série ou executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Em formato quadrado, o Neffos X1 tem 14 cm x 7 cm, tamanho que pode agradar àqueles que não curtem modelos grandes, como é o caso do Moto Z² Force, da Motorola, ou do Xperia XA1, da Sony. Além disso, o acabamento fosco da parte traseira não é facilmente riscável, então, se o usuário não curtir o uso de capinha, pode não ter problemas.
A tela não conta com botões manuais, mas com três em touchscreen na parte inferior. Eles funcionam bem, assim como a sensibilidade ao toque no restante da tela. O Neffos X1 é dual chip e vem com uma agulha para abertura do compartimento, local em que também é possível colocar um cartão de memória MicroSD.
Se você for daqueles que escuta música o tempo todo, vai sentir falta dos fones de ouvido. Isso porque o Neffo X1 não vem com o acessório. Carregador de tomada e cabo acompanham o aparelho, sendo esse último na modalidade USB convencional.
Raio-X
Nome: TP-Link Neffos X1 LITE Sistema operacional: Android 7.0 Tela: 5 polegadas Cores: chumbo Memórias (armazenamento e RAM): 16 GB e 2 GB Processador: Octa-Core de 1.5 GHz Câmera (traseira e frontal): 13 megapixels e 5 megapixels Dimensões (L x A x P): 7,1 x 14,2 x 0,85 cm Peso: 138 gramas O que anima: pequeno, fácil de usar; O que decepciona: baixo desempenho com aplicativos operados simultaneamente; bateria com baixa autonomia; não vem com fones de ouvido; som do alto-falante baixo; Preço sugerido: R$ 700 Site:
Desempenho
O smartphone tem memória interna de 16GB para armazenamento, que pode ser estendida até 128GB com cartão de memória. Além disso, a RAM do Neffos X1 é de 2GB, o que pode justificar o potencial do celular ao executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Durante os testes do 33Giga, na tentativa de rodar o YouTube, receber mensagens do WhatsApp e clicar para abri-la, por exemplo, o aparelho chegou a travar.
Situação similar ocorreu ao utilizar o Instagram e apertar o botão central ao mesmo tempo, ou alternar entre essa rede social e outro aplicativo, como e-mail ou calendário. Entretanto, jogos com alta resolução de gráfico rodaram tranquilamente no celular. Durante os testes, o game Harry Potter: Hogwarts Mystery e o SubwaySurf tiveram bom desempenho, tanto para carregamento quanto na dinâmica de jogo.
A bateria do celular é algo que pode chamar a atenção dos usuários que curtem carregamento rápido e longa vida do aparelho longe das tomadas. Em uso moderado, o Neffos X1 vai durar um dia fora de casa – cerca de 10 horas, no máximo. Se o usuário assistir a um filme (com duração média de 2h30) ou maratonar uma série, esse desempenho pode cair para entre seis e oito horas. O tempo para carregar 100% foi cerca de 2h30.
Ainda no quesito reprodução de conteúdo, os alto-falantes do aparelho podem deixar a desejar. Seja durante ligações telefônicas com viva voz, em vídeos do YouTube ou em filme na Netflix, o volume mais alto do celular ainda não é dos melhores.
Camêra e Apps
O conjunto de câmeras do smartphone contam com 5 megapixels e 13 megapixels, na frontal e na traseira, respectivamente. Na câmera de trás, é possível personalizar a imagem com recursos profissionais, como quantidade de luz na imagem, tempo de exposição da lente e balanço de branco.
Já na frontal, é possível tirar fotos por meio da impressão digital na parte de trás do celular — uma facilidade para as selfies. Além disso, ambas as câmeras contam com recurso de embelezamento, que corrige imperfeições leves nos rostos das pessoas. Captura de imagens em câmera lenta e imagem panorâmica são outros recursos do conjunto fotográfico.
Aplicativos como rádio, gravador e até bússola acompanham o aparelho. Além disso, o smartphone não conta com tecla de Menu Principal — todos os apps estão distribuídos em duas telas no desktop do dispositivo. Tal distribuição pode lembrar a que ocorre nos aparelhos da Apple, por exemplo. Mas mesmo quem não tem familiaridade com essa organização, tende a se acostuma rapidamente com o layout.
(*Atualizado em 24/07/2020: o smartphone Neffos X1 Lite deixou de ser vendido oficialmente no Brasil, mas segue sendo encontrado em e-commerce)
Confira álbum completo com todos os eletrônicos testados pelo 33Giga: