33Giga

Chrome, Edge, Firefox, Opera: veja como manter seu navegador protegido

Navegadores web: como aumentar a segurança do seu browser

Os navegadores web são a porta de entrada para o mundo digital, o que os transforma não apenas em uma ferramenta vital para os usuários, mas também em um local de ataque atrativo para os cibercriminosos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por conta de sua vasta utilização, com o passar dos anos, os navegadores web se tornaram um arquivo de credenciais, cookies, históricos de pesquisa e outras informações que atraem golpistas. Tratam-se de ferramentas que necessitam de proteção.

Além das ameaças cibernéticas, anunciantes e outras pessoas podem acessar e rastrear informações pessoais por meio do navegadores web. 33Giga e a empresa de segurança digital ESET alertam para diferentes tipos de ameaças circulando no mundo digital e algumas atingem os navegadores mais diretamente que outras:

Todos estes cenários envolvem terceiros com intenções maliciosas, mas também há grandes quantidades de dados de quem navega na web que os provedores de internet, sites e anunciantes coletam diariamente.

“Os cookies são pequenos fragmentos de códigos gerados por servidores web e armazenados pelos navegadores durante certo tempo. Por um lado, guardam informações que podem ajudar a fazer a experiência de navegação mais personalizada, por exemplo, ao mostrar anúncios relevantes ou certificar que você não precisa fazer login várias vezes no mesmo site”, explica Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Investigação da ESET.

“Porém, por outro lado, representam uma preocupação de privacidade e um risco potencial de segurança, uma vez que atores maliciosos podem usá-las para acessar sessões de usuários”, completa.

Há muitas coisas que, como usuários, podem ser feitas para mitigar os riscos de segurança e privacidade nos navegadores web. Algumas medidas envolvem diretamente o navegador, outras são boas práticas que podem ter um impacto positivo imediato: