33Giga

NASA vai renomear planetas e galáxias que têm nomes considerados preconceituosos

É muito comum na comunidade científica que planetas, galáxias e nebulosas sejam batizados com apelidos não oficiais. Entretanto, com o passar dos anos e o avanço da discussão e o entendimento das questões de descriminação e desigualdade, a NASA decidiu examinar essas terminologias não oficiais para excluir os nomes ofensivos e preconceituosos.

Leia mais: 
40 astronautas para seguir no Instagram
Galeria: 50 ‘fotos do dia’ divulgadas pela NASA

O primeiro objeto cósmico que terá seu nome alterado é a nebulosa NGC2392, conhecida como “Nebulosa Esquimó” – termo racista imposto aos povos indígenas das regiões árticas.  O par de galáxias espirais NGC4567 e NGC4568 também não serão mais chamadas de “galáxia dos Gêmeos Siameses”. Ambos os casos citados acima passarão a ser conhecidos apenas por suas designações oficiais, assim como outros nomes considerados inapropriados.

“O objetivo é que todos os nomes estejam alinhados com nossos valores de diversidade e inclusão, e trabalharemos proativamente com a comunidade científica para ajudar a garantir isso. A ciência é para todos, e todas as facetas do nosso trabalho precisam refletir esse valor”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

Fonte: NASA

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga