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Analistas do Picodi.com verificaram como o interesse nas vendas da Black Friday mudou ao longo dos anos e realizaram uma pesquisa entre os usuários da internet para descobrir alguns pontos. Entre eles:
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Em 2020, a Black Friday aconteceu pela primeira vez na história durante uma pandemia. Dados obtidos do Google Trends mostraram que o número de pesquisas relacionadas às vendas da Black Friday diminuiu 37% no ano passado. No Brasil, o pico na Black Friday foi em 2019, já o declínio de interesse foi perceptível em 2020.
46% dos entrevistados na pesquisa participaram da Black Friday em 2020. Outros não fizeram compras durante o evento por várias razões:
A pandemia também contribuiu para a diminuição do interesse nas vendas na Black Friday: alguns consumidores não acharam os descontos atraentes (16%), enquanto uma parcela menor alegaram a falta de itens interessantes à venda (1%). Além disso, 5% dos entrevistados preferiram evitar lugares lotados.
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Os resultados da pesquisa indicam que entre os brasileiros há uma atitude mais positiva do que negativa em relação às vendas na Black Friday. 53% dos entrevistados consideram a Black Friday o melhor evento de vendas do ano, 26% concordam o evento oferece uma oportunidade de fazer um bom negócio e 24% acreditam que durante a Black Friday é possível comprar itens caros com grandes descontos.
Por outro lado, 22% dos brasileiros demonstraram insatisfação, pois acreditam que antes da Black Friday, as lojas aumentaram os preços dos produtos para “reduzi-los”. 10% disseram que os descontos não diferem de outras promoções e 6% consideram que apenas itens desinteressantes ou com excesso de estoque estão à venda.
75% dos entrevistados na pesquisa pretendem participar da Black Friday este ano. 22% ainda estão indecisos e enquanto apenas 3% não cogitam participar do evento.
Entre os motivos que incentivariam as compras na Black Friday, a possibilidade de obter um desconto em produtos desejados é a mais frequentemente escolhida (64%). Melhores descontos convenceriam 24% dos entrevistados, e um cashback adicional, ou seja, um retorno de parte do valor gasto, encorajaria 6%. Entretanto, 6% das pessoas não seriam convencidas por nada.
A Picodi.com perguntou aos consumidores que planejam participar da Black Friday, quais produtos eles estão mais interessados em comprar.
Em primeiro lugar foram mencionados, eletrônicos e eletrodomésticos (82%), roupas e calçados em segundo (35%) e, cosméticos e perfumes em terceiro (22%). Em média, os consumidores brasileiros estão preparados para gastar R$1.279 em compras na Black Friday, em comparação à R$1.009 em 2020.
Para ver mais detalhes sobre a pesquisa da Picodi.com e também obter dados sobre outros anos, acesse este link.