33Giga

Reality show do Uber? Motorista filma passageiros sem permissão e exibe via streaming

Um motorista dos aplicativos Uber e Lyft foi banido de ambas as plataformas após filmar passageiros sem consentimento. Jason Gargac, morador da cidade de St. Louis, no Missouri (EUA), realizou mais de 700 corridas e exibiu tudo via streaming pela plataforma Twitch.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Segundo o jornal St. Louis Post-Dispatch, o objetivo de Jason era capturar as interações naturais entre ele e os passageiros. Os vídeos, entretanto, captaram pessoas se beijando, vomitando e falando mal de amigos e parentes. Em alguns casos, foi exibido o nome completo do usuário e até seu endereço.

Algumas figuras públicas também passaram pelo carro do norte-americano, como um repórter da estação de televisão local KSDK e Jerry Cantrell, guitarrista da banda Alice in Chains.

Ao descobrir as gravações que Jason realizava, Uber e Lyft decidiram bani-lo. Ambas as companhias alegaram que o comportamento do motorista feria os termos e condições de uso do aplicativo. Sem contar que interferia na segurança e privacidade dos passageiros.

O Twitch também suspendeu a conta do motorista e exclui os vídeos gravados anteriormente. O Twitter de Jason está no modo privado.

Leia mais
Uber: 10 truques pouco conhecidos para usar melhor o app
Não beba ou use armas de fogo: conheça o código de conduta do Uber
Uber, Cabify, 99, Easy: app mostra qual corrida sai mais barata

A bizarra história de Jason não é a única envolvendo o Uber. Conheça outros casos: