33Giga

MinhaSenha.com: site informa se internautas tiveram senhas vazadas

MinhaSenha.com: site informa se internautas tiveram senhas vazadas

O site MinhaSenha acaba de ganhar uma nova versão – mais simples de usar e bastante intuitiva. O projeto da empresa de monitoramento de crimes digitais Axur permite que usuários descubram se seus e-mails, tanto particulares como profissionais, tiveram suas senhas vazadas na web.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A nova versão do site agora tem uma base de 9 bilhões de credenciais vazadas e, agora, dá suporte também às línguas inglesa e espanhola. De acordo com Fábio Ramos, CEO e fundador da Axur, “o expressivo aumento das ocorrências de vazamentos de dados e outros crimes cibernéticos mostra a urgência do monitoramento e proteção adequada de senhas e demais dados sensíveis, corroborando a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados”.

Como usar


Utilizar o MinhaSenha é bastante fácil – além de ser gratuito. Basta entrar no domínio, digitar seu e-mail e aguardar o sistema responder se ele foi comprometido. A seguir, o usuário recebe, no endereço informado, as senhas que foram vazadas.

Esse cenário reforça que, de forma geral, todas as pessoas devem estar mais atentas à exposição de informações pessoais na internet, em especial a conta de e-mail e senha de acesso a diversos serviços.

Leia mais
5 apps de edição de fotos queridinhos dos influenciadores

Diariamente, novos vazamentos de dados são identificados por robôs da Axur que vasculham a web superficial, a deep e a dark web em busca de informações sensíveis que possam apresentar algum risco para os usuários – pessoas físicas e empresas. Recentemente, a companhia teve acesso a um grande vazamento, que foi supostamente identificado como sendo do sebo online Estante Virtual, onde foram encontradas mais de 4 milhões de credenciais vazadas.

O crime atingiu, especialmente, pessoas localizadas no Brasil que utilizaram o serviço nos últimos tempos.

Como se esse blur fosse ajudar em algo; parece que já deu ruim para a reportagem

Entendendo que, normalmente, os usuários da internet utilizam as contas de e-mail pessoal e corporativo para cadastros – lojas, newsletters, promoções, redes sociais –, o site também traz a possibilidade de verificação das credenciais profissionais. Por meio do domínio, o sistema informa também se outros e-mails da mesma empresa foram vazados, permitindo que a área de tecnologia possa tomar as providências adequadas.

Caso as senhas dos e-mails informados tenham sido comprometidas em algum momento, o usuário receberá um e-mail simples informando quais senhas foram expostas ao longo dos últimos 10 anos.

Confira quais são os vídeos brasileiros mais assistidos do YouTube.