WhatsApp, Telegram e Viber são os aplicativos que mais disseminam mensagens falsas – chamadas de phishing. O primeiro é a plataforma que recebe o maior número de tentativas de golpes, com 89,6%. Os outros aps de bate-papo, respectivamente, 5,7%, 4,9%.
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O dados sobre mensagens falsas são de uma pesquisa realizada entre dezembro de 2020 e maio de 2021 pela plataforma Kaspersky Internet Security for Android. De acordo com companhia de segurança, os países em que ocorre o maior número bloqueios de phishing são Rússia (46%), Brasil (15%) e Índia (7%).
De acordo com uma pesquisa de 2020, apps de mensagens ultrapassaram as redes sociais em 20% em termos de popularidade entre os internautas. Eles se tornaram a ferramenta de comunicação eletrônica mais usada ao redor do mundo.
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Os resultados da pesquisa também mostram que o público global dos aplicativos de mensagem chegou a 2,7 bilhões em 2020. No Brasil, o WhatsApp é quase onipresente e está instalado em 98% dos celulares. Frente a este cenário, não é coincidência que a ferramenta de comunicação seja usada para disseminar mensagens falsas.
Proteção a mensagens falsas
O recurso Safe Messaging do Kaspersky Internet Security for Android bloqueia links maliciosos enviados em apps de mensagem como WhatsApp, Viber, Telegram, Hangouts – e até SMS. Por meio dele, a empresa analisou mensagens de phishing que receberam cliques e foram bloqueados pela tecnologia.
Para os especialistas da empresa, o maior número de links em mensagens falsas no WhatsApp não é surpresa, já que o mensageiro é o mais popular em todo o mundo. Já a geolocalização das detecções ocorreu mais na Rússia (42%), Brasil (17%) e Índia (7%).
A característica local fica mais evidente quando se analisa as estatísticas do Viber e Hangouts. O maior número de detecções no Viber está na Rússia (89%) e nos países da CIS: Ucrânia (5%) e Belarus (2%), já a maioria das detecções do Hangouts está nos EUA (39%) e na França (39%).
Exemplos de mensagens falsas
Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, ressalta que as pessoas não devem menosprezar esta ameaças, pois o Brasil é o maior alvo de mensagens falsas no mundo. Isto indica que o golpe ainda é muito efetivo. Alguns exemplos de golpes reais detectados pela empresa incluem brinquedos e livros de graça no Dia das Crianças , oferta falsa de álcool gel no início da pandemia e uma cafeteira grátis na Black Friday.
Golpes de mensagens maliciosas no WhatsApp já se tornaram comuns e a percepção é real. Mas não se pode pensar que eles são inofensivos. A Kaspersky encontrou um phishing que oferecia material escolar gratuito e teve acesso à ferramenta que contabilizava quem clicava no link falso. Em apenas cinco dias, foi contabilizado 675 mil cliques.
“Esse ainda foi um exemplo de como os criminosos são criativos e espertos. A empresa usada no golpe havia realizado uma promoção similar um ano antes e os criminosos se aproveitaram disso”, destaca Assolini. “Afinal, quem recebeu o brinde na ação real passou a disseminar proativamente o golpe. E é claro que essas pessoas foram enganadas também e essa situação apenas deve destacar que existem golpes bem feitos.”
E-mails também são problema
Uma pesquisa recente da Kaspersky com a empresa Corpa tratou deste problema. Ela identificou que três em cada dez brasileiros não sabem reconhecer um e-mail ou mensagens falsas.
“Soma-se a esta dificuldade a popularidade dos app de mensagens”, explica Assolini. “Isso permite que as mensagens maliciosas tenho o potencial de alcançar uma quantidade alta de pessoas de forma rápida, além da dificuldade que existe em plataformas móveis de fazer a verificação de autenticidade de um site ou link.”
33Giga e Kaspersky recomendam ainda as seguintes medidas de proteção a mensagens falsas:
- Esteja atento a erros de ortografia ou outras irregularidades nos links.
- Os “esquemas de corrente” são uma prática comum em golpes. Preste atenção e não compartilhe links suspeitos com seus contatos.
- Se receber um link pelo WhatsApp ou outro app de mensagem, já desconfie e cheque sempre sua veracidade fazendo uma busca na internet antes de clicar no link.
- Mesmo que uma mensagem venha de um contato, desconfie se o tema for uma promoção imperdível ou um pedido inusitado como um empréstimo. É possível que a pessoa tenha sua conta roubada. Antes de fazer o que a pessoa pede, ligue para ela para confirmar.
- Instale uma solução de segurança confiável e siga suas recomendações. As soluções de segurança resolverão a maioria dos problemas de modo automático e alertarão você, se necessário.