*Por Flávio Levi // Não importa em qual etapa um aplicativo esteja: se acaba de entrar nas lojas para download, se já está passando por rodadas de investimento, ou se já está em fase de novo impulso de crescimento, os desafios da aquisição e retenção de usuários exigem atenção.
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Por atuar com soluções de martech para escala de negócios mobile, por trás de algumas das maiores marcas de e-commerce, delivery e finanças da América Latina, compartilho aprendizados para inspirar aplicativos, levantando 4 pontos de atenção:
Saiba quando diversificar os canais
Depois de algum tempo rodando campanhas pagas nos grandes canais de mídia, o investimento começa a valer menos. O mesmo orçamento passa a atrair cada vez menos usuários e os aplicativos são obrigados a aumentar constantemente essa verba. Isso se chama ponto de saturação. Ao invés de simplesmente alocar cada vez mais investimentos nos mesmos canais, é hora de diversificar e abrir o leque de opções, experimentando outras mídias – existem muitas e bastante eficazes.
Decisões intuitivas sobre investimentos de campanhas falham
Após grandes performances de aquisição de usuários por meio dos principais canais de anúncios, como Google e Facebook, é natural que tomadores de decisão, dediquem menos tempo às escolhas de como e onde rodar campanhas pagas e o fazem de forma intuitiva, olhando os números de forma ampla. Esse formato não funciona e desperdiça muito dinheiro. Existem muitos mais canais para se investir em campanhas de aquisição, que trarão muito mais resultados.
Tecnologia importa: martech é para sempre
Não tem como escalar negócios de aplicativos sem tecnologia, ou seja, o marketing não funciona mais sem tecnologia, não importa qual a indústria, qual categoria ou qual setor dentro de uma empresa. O conceito de martech veio para ficar e só vai crescer cada vez mais. Então se um aplicativo não usa plataformas para suas análises, métricas, criação e campanhas, ele não vai ser escalável. Entenda quais inteligências são necessárias para agregar aos seus times.
Criativos de anúncios precisam ser escaláveis e adaptados
É preciso adaptar os criativos de anúncios a cada canal. Por exemplo, não dá para rodar o mesmo anúncio feito para o TikTok, no Youtube ou vice-versa. Se os times não conseguem entregar alta quantidade de criação, nem acelerar a aprovação dos materiais, é hora de rever seus processos e agregar parceiros e tecnologia a essa área do negócio também.
É comum ter muitos executivos envolvidos em aprovações de criativos, barrando a escalabilidade das campanhas e perdendo tempo valioso, principalmente nas redes sociais – onde as trends começam e terminam muito rápido.
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*Flávio Levi é Head of Sales Winclap