33Giga

Leilão de imóveis: dicas para escolher um bom lote

Ter uma casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros. É o que mostra levantamento feito pelo Censo de Moradia QuintoAndar e pelo Instituto Datafolha. No entanto, a situação econômica do País e, consequentemente, a condição financeiro dos seus habitantes podem não ajudar na concretização desse sonho.

Com esse cenário, é preciso recorrer a outros meios. Um deles é o leilão de imóveis. Devido à alta taxa de juros da economia e aos mais de 67 milhões de brasileiros endividados, a modalidade que permite arrematar bens até pela metade do preço cresce cada vez mais. Entretanto, é preciso ter cuidado com os anúncios.

Para esclarecer melhor o que é preciso analisar antes de participar e dar um lance, Isabella Peracchi, uma das investidoras referência no mercado brasileiro de leilões e influenciadora especializada no ramo, dá dicas de cuidados que as pessoas devem ter antes de bater o martelo na compra de um imóvel.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Localização do imóvel: é preciso definir qual é o seu objetivo: locação ou compra e venda. “É a localização que determina a velocidade da locação ou venda do imóvel posteriormente”, diz Isabella.

2. Analise os documentos: verificar todas as informações presentes no edital, laudo de avaliação e matrícula são imprescindíveis. E claro, checar se o imóvel ofertado está alinhado com suas necessidades.

3. Calcule os gastos envolvidos: o valor do lance não é o preço final do imóvel, já que você ainda pode ter eventuais despesas. “Avalie todos os custos extras e verifique qual será seu gasto total para aquisição do bem. Isso vai te livrar de dores de cabeça posteriores”, alerta a especialista.

4. Saiba seu valor de mercado: um bom caminho para saber se o lote está abaixo do valor de mercado é pesquisar o preço médio de imóveis semelhantes ao que está sendo leiloado.

É de grande importância que o comprador também estude e conheça mais sobre o mercado de leilão de imóveis antes de fechar sua primeira compra. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não se trata de sorte, mas, sim, de muito estudo, conhecimento e trabalho duro.

Leia mais:
Vai reformar? Tinder da decoração conecta clientes a profissionais
10 dicas para deixar sua casa mais inteligente
Conta de luz: 4 dicas para economizar energia com a iluminação da casa