Os anos que antecedem a universidade costumam ser os mais tensos para os estudantes, sobretudo para os que têm dificuldades em disciplinas como Ciências e Matemática. Embora caiba ao professor colocar a mão na massa e usar a criatividade para favorecer o aprendizado dos conteúdos, a ajuda da tecnologia é sempre bem vinda. E, para auxiliar as instituições de ensino nesta complexa tarefa, a solução LEGO Education WeDo 2.0 quer usar projetos impactantes e digitalmente pertinentes para transformar o ensino de Ciências.
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A LEGO Education, divisão educacional do Grupo LEGO, oferece experiências lúdicas de aprendizagem e soluções de ensino com base no sistema LEGO de blocos de montar, material curricular adaptado ao currículo nacional, recursos digitais e formação de professores para educação infantil, ensino Fundamental e Médio e atividades extracurriculares.
Segundo Sérgio Freire, head comercial da LEGO Education, a novidade WeDo 2.0 é focada na iniciação do trabalho em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “Este é um conceito novo, que se baseia no ensino interdisciplinar destas áreas com foco em tecnologia educacional e introdução à Robótica. Ele dá ao professor o poder para entregar projetos de Ciências envolventes por meio de uma combinação de software acessível e de componentes inteligentes, atrelando toda a animação da descoberta aos conteúdos curriculares de Ciências”, explica.
Ao trazer a robótica para o ensino fundamental, o WeDo 2.0 capacita os estudantes para projetar e a programar robôs e incentiva a investigação de situações reais. De acordo com a empresa, graças à sua metodologia dedicada – os alunos constroem modelos LEGO com motores e sensores de trabalho e fazem a programação em tablets –, o WeDo 2.0 ajuda a despertar o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração, permitindo que os estudantes se tornem mais autoconfiantes e independentes.