A NASA anunciou três possíveis datas para o lançamento da Artemis I, primeira fase da missão que visa levar humanos para a Lua após mais de 50 anos. Em entrevista coletiva na última quarta-feira (20), Jim Free, porta-voz da agência espacial, comunicou que 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro foram os dias escolhidos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A equipe chegou às datas após concluir com sucesso uma série de testes com o foguete Space Launch System (SLS). Os ensaios tinham o objetivo de prever possíveis problemas antes da decolagem real. Ao todo, foram realizadas quatro provas entre março e junho deste ano.
As possíveis datas de lançamento da Artemis I, no entanto, não são fixas, podendo sofrer alterações devido às condições climáticas no dia. Jim Free também explicou que uma última revisão será realizada pouco mais de uma semana antes da decolagem. Caso identifiquem problemas, o projeto pode ser adiado.
É válido destacar que a missão Artemis I lançará a cápsula Orion para uma viagem não tripulada até a Lua. Essa etapa pode durar de quatro a seis semanas até a nave voltar para a Terra.
Depois, em 2024, durante a segunda fase, o foguete levará uma tripulação para orbitar ao redor do satélite. Por fim, somente em 2025, o projeto vai pousar astronautas na superfície lunar. Essa última missão promete ser histórica, uma vez que a primeira mulher e a primeira pessoa negra pisarão na Lua.
Leia mais:
Amostra lunar coletada e lacrada há 50 anos é aberta pela NASA
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua
Aplicativo aponta qual era fase a lua quando você nasceu