Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, fãs de esportes outdoor poderão conhecer o percurso dos atletas em vídeos de realidade aumentada. A versão 3D das rotas, que serão percorridas pelos atletas durante as competições, foi criada pela startup australiana Doarama e traz ao público dados como velocidade, altitude e relevo, para que ele próprio vivencie a experiência do esportista. As modalidades disponíveis para acompanhar são: maratona, ciclismo de estrada feminino e masculino, e triatlo.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
O Doarama foi desenvolvido com foco em atividades terrestres que requerem do praticante noção do terreno, obstáculos, entre outras variáveis que interferem na prova. De maneira prática, os vídeos são gerados a partir do upload das rotas de GPS salvas durante a atividade. Isso pode ser feito com a ajuda de alguns apps específicos para esportes, como o Nike+ Running. Depois de pronto, o conteúdo fica salvo no site e é possível compartilhá-lo nas redes sociais ou em páginas da web.
Atualmente, são mais de 800 mil vídeos disponíveis no site da Doarama e diversas modalidades que dão ao público a possibilidade de participar das experiências vivenciadas pelos esportistas. Criada em 2013, a plataforma é fruto da parceria do ator hollywoodiano Chris Cooper, que queria visualizar em 3D suas corridas de bicicleta, e a Data61, braço da CSIRO, órgão nacional de pesquisas científicas da Austrália. A empresa ganhou destaque durante o Tour da França de 2016, inovando a maneira de acompanhar competições esportivas.