Tags
Quando uma pessoa entra em um site da internet, o navegador que ela usa automaticamente armazena arquivos no disco rígido da máquina para agilizar os próximos acessos na página. Os endereços, datas e horários nos quais as páginas foram abertas também ficam no histórico de navegação, assim como os dados digitados em formulários e logins.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
O fato é que todo o conteúdo fica à disposição de qualquer pessoa que tenha acesso ao computador, um prato cheio para bisbilhoteiros. É possível apagar todas essas informações manualmente, mas se você não quer correr o risco de esquecer-se de fazer uma limpeza antes de fechar o navegador, é possível usar a função navegação anônima.
Esta função permite que o usuário entre em sites da internet, preencha formulários e faça logins sem que nenhuma informação seja armazenada pela máquina. E caso seja inevitável a gravação de cookies ou dados pessoais e do computador na página, tudo será devidamente excluído de maneira automática assim que você fechar a janela.
Esconde, mas nem tanto
Apesar de a navegação anônima apagar os rastros da pessoa no navegador e no computador, ela não impede que aplicações instaladas na máquina monitorem o que você faz na internet. Caso seu PC tenha um Keyloggers, por exemplo, truques usados por hackers para gravar senhas, dados bancários, ele continuará sua ação mesmo com a janela em modo anônimo.
Além disso, é importante lembrar que o IP (Protocolo da Internet) funciona como um identificador e localizador da sua máquina. Por isso, mesmo em modo navegação anônima, seu computador poderá ser rastreado e identificado por sistemas capazes de monitorar estes números. Mas se o seu objetivo é apenas não deixar rastros no computador de casa ou do escritório, a navegação anônima é bastante eficaz para garantir que você navegue com total privacidade.