33Giga

Inteligência artificial identifica 50 novos planetas com base em dados da NASA

Uma Inteligência Artificial (IA) criada por astrônomos e cientistas da computação da Universidade de Warwick, no Reino Unido, identificou a existência de 50 novos planetas. A descoberta foi feita através da tecnologia de aprendizado de máquina aplicada a um algoritmo alimentado com dados antigos de telescópios da NASA.

Leia mais:
40 astronautas para seguir no Instagram
50 anos da Apollo 11 e as imagens da Terra vista do espaço

A descoberta propriamente dita de um planeta só é confirmada, contudo, após uma série de análises e considerações específicas. O algoritmo criado pelos pesquisadores foi treinado para distinguir sinais de planetas reais de falsos positivos – como grupos de estrelas, asteroides e outros elementos no espaço. Por isso, a expectativa é que a inteligência possa ajudar a descobrir possíveis candidatos e fazer uma identificação certeira com muito mais rapidez.

Em um comunicado publicado pela Universidade de Warwick, David Armstrong, do Departamento de Física da instituição, destaca que “quase 30% dos planetas conhecidos até agora foram validados usando apenas um método, e isso não é o ideal”. Por isso, o desenvolvimento de novos métodos não apenas de identificação, mas principalmente de validação, é tão desejado e aguardado pela comunidade científica.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

É fã de astronomia e dos mistérios do espaço sideral? Confira uma galeria com as melhores fotos de estrelas, galáxias e da Terra vista do espaço: