Após marcar presença em 170 países, o Instagram anunciou a chegada do Instagram Lite ao Brasil. O aplicativo poderá ser baixado em celulares Android a partir de amanhã (14). Não há planos de lançamento para modelos iOS.
Ocupando apenas 2 MB do espaço interno, assim como outras versões leves de apps, o objetivo do Instagram Lite é não consumir tanto os recursos dos smartphones mais básicos e funcionar melhor em conexões de baixa velocidade. A iniciativa é relevante para o mercado nacional, uma vez que, segundo a empresa, um em cada quatro usuários da América do Sul ainda depende de redes 2G.
Leia mais:
Os 50 brasileiros mais seguidos do Instagram
Como saber se fui bloqueado no Instagram?
5 sites de fontes para o Instagram
Para deixar o aplicativo mais leve, no entanto, os desenvolvedores tiveram que retirar uma série de funções do Instagram Lite. Dentre elas:
- Não dá para criar Reels (formato de vídeos curtos similar ao TikTok);
- Não é possível fazer ou assistir a lives;
- Não há anúncios publicitários;
- O Instagram Shopping não está habilitado;
- Filtros de realidade aumentada nos Stories não estão disponíveis;
- IGTV é limitado, sendo possível apenas acessar a pré-visualização de vídeos.
O Instagram Lite, por sua vez, permite que o usuário tire fotos e grave vídeos tanto para a linha do tempo quanto para os Stories – neste último, com filtros simples de cores, GIFs e figurinhas. Comentários e mensagens particulares também estão liberados.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga