Com o desenvolvimento da tecnologia, transmitir conhecimento de forma organizada se tornou uma nova oportunidade de mercado. Isso faz com que os infoprodutos (ou produtos digitais) ganhem ainda mais força e espaço na internet.
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Infoprodutos são formas de transmitir conhecimentos por meio de soluções digitais, sejam ebooks, podcasts, webinários, cursos online e até mesmo revistas. E, assim, gerar engajamento para a resolução de diversas carências que possam existir na sociedade.
Para Carlos Augusto Paiva, CEO da Transformar, agência de lançamento especializada em infoprodutos, os ebooks podem ser uma ótima alternativa para a captação inicial de clientes.
“Por ser um livro digital, o leitor tem a possibilidade de personalizar a sua experiência com diversos ajustes de cores e tamanhos para adequar o texto a um formato que ofereça uma leitura mais confortável. Além disso, são mais baratos que uma versão física por não exigirem custos de impressão e logística, mais duráveis e o estoque é infinito”, pontua.
Quando se pensa em produtos digitais com foco em áudio, os podcasts rapidamente vem à cabeça. Eles podem trazer informações relevantes sobre determinado tema e se assemelham aos programas de rádio, mas podem ser ouvidos a qualquer momento do dia e em diferentes plataformas.
“No podcast há uma liberdade maior para se discutir uma variedade de temas, já que a proposta é de que cada episódio seja dedicado a oferecer informações de grande interesse para as pessoas sobre determinados assuntos. Uma das grandes vantagens deste formato é a relação que ele consegue criar com o ouvinte em uma linguagem mais descontraída e informal. Por conta da proximidade, o público se sente mais disposto a fixar uma marca ou produto na cabeça”, relata o empresário.
Para Paiva, os webinários ou videoconferências aproximam ainda mais essa relação com os consumidores.
“A interação é a palavra chave nesse tipo de abordagem, e dedicar um tempo para responder os questionamentos feitos por quem o assiste é uma ótima forma de conquistar a atenção do público. Esses formatos são fáceis de organizar e não há limitações de audiência, cuidados assim fazem com que os infoprodutos consigam alcançar mais pessoas, gerando mais leads em um tempo menor”, revela.
Por possuírem a capacidade de integrar vários atributos de outros formatos em apenas um lugar, os cursos online são um dos produtos digitais mais amplos que existem. Mas é preciso atenção para formular aulas coerentes e de fácil compreensão.
“É necessário planejar bem a estrutura das aulas e as ferramentas de apoio ao aprendizado do aluno para que o conteúdo seja absorvido de forma clara. Além disso, é essencial que se crie uma comunidade ativa de pessoas que querem aprender, melhorando a experiência dos alunos e estimulando outras pessoas a buscarem esses conhecimentos”, diz o CEO da Transformar.
Pensando novamente nos leitores, as revistas eletrônicas ou as e-magazines estão cada vez mais populares.
“A vantagem de se ter esse produto no meio digital é que ele tem a capacidade de atingir qualquer tipo de público, pois existe uma quantidade gigantesca de segmentos e assuntos que uma revista pode abordar”, relata.
Paiva acredita que, se desenvolvidos corretamente, os infoprodutos têm o poder de conectar as pessoas. “Quando alguém tem algo para ensinar, que possa solucionar as necessidades ou até mesmo facilitar a vida de outras pessoas, é válido transformar este conhecimento em um produto digital, passando esses conhecimentos ou valores para outros membros da sociedade”, finaliza.