O slogan do IFTTT é preciso ao explicar o que ele faz: “nós conectamos seus apps favoritos, assim eles trabalham melhor para você”. Na prática, ele automatiza e sincroniza ações entre aplicativos. E o usuário somente precisa de um clique para que a mágica ocorra.
Por exemplo, por meio do site, é possível programar que sua conta do Twitter sempre seja atualizada com uma foto que você acabou de publicar no Instagram. Ou que seu smartphone te envie uma mensagem para sair com o guarda-chuva sempre que o Yahoo! Clima informar que irá chover em sua região.
O IFTTT (que atende pelo nome completo de If this then that, em português, se isso então aquilo) também permite ações dentro dos próprios apps. É possível utilizar uma regra para que toda vez que a playlist Descobertas da Semana, do Spotify, for atualizada, ela seja salva em uma diferente lista e em modo offline. Ou que sempre que se receber um e-mail, ele seja automaticamente armazenado em uma pasta X.
Para utilizar as regras do site, é preciso muito pouco. O usuário precisa basicamente criar uma conta no IFTTT e entrar com as credenciais dos app que deseja incluir nas regras e pronto. Automaticamente, os app e plataformas começam a conversar entre si. As plataformas com mais opções de regras são Evernote, Instagram, Facebook, Pocket e Twitter – mas há muito mais opções.