Tags
Conectar pessoas que desejam pedir comidas caseiras a uma rede de cozinheiros autônomos é o objetivo da startup LocalChef. Idealizada pelos empreendedores paulistas Simone Utiyama, Celso Misaki e Luiz Miazato, a plataforma foi fundada em maio de 2016 como uma iniciativa colaborativa de geração de renda extra para quem gosta e cozinha bem, por prazer, mas não tem produção industrial.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Disponível na região metropolitana de São Paulo, a LocalChef oferece opções de comidas caseiras, de acordo com a proximidade do usuário que faz o pedido. Na prática, o interessado acessa o site da startup, digita o CEP da sua residência e encontra uma lista de cozinheiros dentro de um raio de dez quilômetros. A própria empresa se responsabiliza por intermediar todo o processo de pedido entre o usuário e o cozinheiro, desde o pagamento até a realização da entrega do prato. O trajeto logístico é feito via motoboy.
Os cozinheiros que desejam fazer parte da plataforma precisam apenas fazer um cadastro no site da LocalChef informando o tipo de prato que cozinha – como marmita, massas, pães, doces – e enviar imagens tanto do local de trabalho como dos pratos. Após esse processo, é feita uma triagem pela equipe da startup. Os perfis que podem entrar na plataforma são: restaurantes pequenos que precisam alavancar vendas, chefs que são Microempreendedores Individuais (MEI) e já vendem seus pratos, além de donas de casa e estudantes de gastronomia que cozinham informalmente.
De acordo com dados oficiais, o tíquete médio dos pedidos realizados é de R$ 140, já que os consumidores pedem mais de um prato por encomenda. O preço médio por prato é R$ 30. Atualmente, são 200 variedades de comidas caseiras, incluindo refeições completas e sobremesas. Até agora, o LocalChef conta com de 40 chefs e 500 usuários cadastrados. Um aplicativo para as plataformas Android e iOS será lançado em breve.