Criado em 1996 por quatro jovens israelenses, o ICQ nasceu com o objetivo de possibilitar a comunicação instantânea entre usuários do sistema operacional Windows. Precursor do MSN, Skype e WhatsApp, o programa conquistou rapidamente um milhão de fãs no primeiro ano. Hoje, embora seja esquecido por boa parte dos internautas, a plataforma ainda possui mais de 11 milhões de contas ativas.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Para se manter vivo durante 20 anos, o ICQ teve que se reinventar diversas vezes. No começo, seu layout era simples e cada usuário era identificado por um número – seis dígitos no começo; posteriormente, a sequência aumentou. Hoje, o programa está disponível para dispositivos móveis e até possui funções parecidas com as do Snapchat (saiba mais sobre a versão atual).
Vale lembrar que seu nome é um trocadilho com a pronúncia das letras em inglês: “I Seek You” (em português, “eu procuro você”). Já o barulhinho a cada nova mensagem recebida, Oh-Oh, se tornou sua marca registrada e até hoje é bastante conhecido e lembrado sempre que o ICQ vira motivo de conversa.
A seguir, você acompanha a evolução do ICQ, desde seu design característico do Windows 95 até o atual layout que lembra bastante o WhatsApp Web: