33Giga

3 sinais de que está na hora de trocar de celular

Em média, os brasileiros ficam com um smartphone por dois anos e nove meses. Os dados são de uma pesquisa da Mobile Time em parceria com o Opinion Box. Alguns usuários, no entanto, mantêm o telefone por mais tempo, permanecendo com o aparelho o máximo que podem. Mas problemas técnicos e configurações defasadas podem significar que está na hora de trocar de celular. Confira três sinais de que é necessário realizar a mudança.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Telefone não recebe mais atualizações

As atualizações do sistema operacional servem para otimizar o desempenho do dispositivo, além de corrigir bugs e falhas de segurança. Por isso, mesmo que seu smartphone ainda esteja funcionando bem, se ele não está recebendo os upgrades da fabricante, significa está na hora de trocar de celular. Caso contrário, seus dados podem ser expostos a riscos.

2. Travamento, lentidão e aquecimento

Travamentos e lentidão ao executar tarefas simples, como navegar pelas redes sociais ou responder e-mails, são sinais de que o celular precisa ser trocado, pois não está apresentando bom desempenho. Isso também vale para o aquecimento. Se o telefone está esquentando em atividades corriqueiras, significa que alguma coisa está errada.

3. Bateria não segura carga

Caso o usuário note que a carga do celular não está durando 24 horas ou que o telefone desliga sozinho mesmo que ainda reste um pouco de bateria, significa que está na hora de trocá-lo. Vale destacar que, nesse contexto, é possível também optar apenas pela substituição do componente – uma alternativa mais barata para quem não pode gastar com um smartphone novo.

Leia mais:
Guia de compras: como escolher o smartphone perfeito para você
Celular 5G: conheça os modelos que estão disponíveis no Brasil
Descubra quanto tempo você passa no celular