O Google Street View, ferramenta de imagens panorâmicas em 360 graus, completa 15 anos e lança novos recursos para ajudar as pessoas a explorar e aprender mais sobre o mundo ao seu redor. No Brasil, milhares de pessoas aproveitam a plataforma para visitar lugares remotos no conforto de casa: ao longo do último ano, o país ficou nos top 5 países mais populares e explorados no Street View.
Leia mais:
10 curiosidades sobre o funcionamento de carros elétricos
BMW 1602: primeiro carro elétrico da fabricante completa 50 anos
Veja como funciona o seguro para carros híbridos e elétricos
São Paulo é a quarta cidade do mundo mais visitada da plataforma. Mas, mesmo liderando o ranking brasileiro na categoria cidade, o ponto turístico mais visitado do Brasil não é paulistano e sim carioca: o Cristo Redentor, que ocupa a quinta posição no ranking de lugares mais visitados do mundo.
O Google Street View nasceu há 15 anos como uma ideia do cofundador do Google, Larry Page, de construir um mapa de 360 graus do mundo inteiro. Durante esse tempo, o Google viajou por mais de 16 milhões de quilômetros – o equivalente a circular o planeta inteiro mais de 400 vezes – e coletou mais de 200 bilhões de imagens com o carro do Street View.
“Além de uma plataforma útil para os usuários, o Street View também é fundamental para nossos esforços de mapeamento, pois ele fornece informações mais atualizadas sobre o mundo e é a base para um mapa mais imersivo e intuitivo”, conta Ethan Russell, Diretor Sênior de Gestão de Produtos do Google Maps.
Em celebração aos 15 anos, a plataforma anuncia uma nova câmera, recurso de exibição do histórico de imagens para dispositivos móveis e visão imersiva, além dos rankings de locais, cidades e países do Brasil e do mundo que foram mais explorados na plataforma.
Uma nova câmera para capturar o mundo
O Google Street View está em projeto piloto para uma nova câmera que usa toda a potência, resolução e recursos de processamento que construímos em um carro do Street View e o reduz em um sistema ultra transportável, pronto para ser levado para ilhas remotas ou até topos de montanhas.
Com menos de 7 quilos, ela pode ser enviada para qualquer lugar, o que é especialmente útil quando a plataforma trabalha com parceiros, que capturam imagens de áreas tradicionalmente pouco mapeadas, como a Amazônia.
O novo dispositivo é altamente personalizável e modular, o que significa que pode ser adicionado e atualizado com componentes, para lidar com a coleta de imagens com ainda mais detalhes, como marcações de pista ou buracos.
Ele pode caber em qualquer carro com rack de teto e operado diretamente de um dispositivo móvel, sem a necessidade de um carro especializado ou equipamento de processamento complexo.
Viagem no tempo pelo dispositivo móvel
Junto com a nova câmera, o Google Street View também anuncia que está expandindo seu recurso de exibição do histórico de imagens para dispositivos móveis (até agora disponível apenas em desktop). Ou seja, os usuários do Android e iOS agora poderão verificar o histórico de capturas, com as imagens panorâmicas atuais e as capturadas anteriormente, e assim, viajar no tempo com o poder do Street View.
Mais que imagens em 360º
A plataforma acaba de lançar o Immersive View, que combina imagens do Google Street View a imagens aéreas para criar um modelo digital rico de lugares ao redor do mundo.
Além disso, as imagens do Street View também oferecem alguns recursos, que são os favoritos dos fãs no Maps, como o Live View e que permite usar a câmera de um telefone para sobrepor instruções de navegação ao mundo real, a fim de ajudar as pessoas a chegarem facilmente ao destino.
As imagens do Google Street View também são parte essencial de como o Google mapeia o mundo e podem ser usadas para coletar informações comerciais, que refletem a constante mudança dos lugares. Junto com o uso da Inteligência Artificial, a plataforma ajuda a descobrir novos horários em restaurantes, informações atualizadas sobre limites de velocidade ou o fechamento de estradas. Nos últimos três anos, a IA nos ajudou a fazer mais de 25 bilhões de atualizações no mapa
Novos lugares
Também como parte das comemorações, o Google está adicionando novas coleções como As Pirâmides de Meroë no Sudão e Les Invalides na França, pontos populares que usuários de todo o mundo agora podem explorar graças ao Street View.
Veja abaixo o ranking de locais, cidades e países do Brasil e do mundo que foram mais visitados na plataforma ao longo do último ano:
Os 10 locais mais visitados no mundo no Street View no último ano
- Burj Khalifa – Emirados Árabes Unidos
- Torre Eiffel – França
- Taj Mahal – Índia
- Estátua da Liberdade – EUA
- Cristo Redentor – Brasil
- Labirinto de Rhyolite – EUA
- Necrópolis de Giza – Egito
- Casa Branca – EUA
- Coliseu – Itália
- Monumento Nacional – Indonésia
Os 10 países mais visitados no Street View
- Indonésia
- Estados Unidos
- Japão
- México
- Brasil
- Espanha
- Itália
- Taiwan
- França
- Reino Unido
As 10 cidades mais visitadas no mundo
- Jakarta, Indonésia
- Tokyo, Japão
- Cidade do México, México
- São Paulo, Brasil
- Buenos Aires, Argentina
- Nova Iorque, Estados Unidos
- Istanbul, Turquia
- Taipei, Taiwan
- Paris, França
- Osaka, Japão
As 10 cidades brasileiras mais visitadas no Street View:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Fortaleza
- Porto Alegre
- Recife
- Goiânia
- Manaus
- Salvador
Os 3 locais mais populares no Brasil no Street View
- Cristo Redentor
- Catedral São Pedro de Alcântara
- Beto Carrero World