Tags
O Google revelou hoje (6) o nome e as principais novidades do Android 9, que foi batizado de Pie (torta, em inglês). Entre os destaques da próxima versão do sistema estão uso personalizado da bateria e muita inteligência artificial.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
De acordo com o Google, o Android 9 torna o telefone do usuário mais inteligente. O que permite que o aparelho aprenda e se adapte às necessidades. Confira algumas das funções inteligentes:
– Bateria Adaptativa: usa o deep learning para entender os padrões de uso e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços que importam para cada pessoa.
– Brilho Adaptativo: aprende como cada pessoa gosta de definir o controle de brilho, considerando a iluminação do ambiente ao redor, e faz isso de uma maneira eficiente em termos de consumo de energia.
– Ações nos Apps: prevê as suas próximas ações, para que você possa realizá-las de forma mais rápida. A partir de agora, se você fizer algo como conectar seus fones de ouvido, a playlist que você estava ouvindo mais cedo ficará em destaque.
– Slices (disponível no próximo semestre): traz parte da interface de usuário de um aplicativo quando você mais precisar, como a Busca do Google. Quando você pesquisa por um app de carona, por exemplo, verá os preços e o tempo estimado de chegada ali mesmo.
Com o Android 9, a proposta da empresa é dar ênfase especial à simplicidade, tornando a interface de usuário mais acessível com os recursos abaixo:
– Novo sistema de navegação: com um único e simples botão de início. Você pode deslizar para cima a partir de qualquer tela para ver os apps recém usados e acessá-los novamente com um toque.
– Mudanças pequenas, mas úteis, por toda parte: mudar a maneira como a tela inicial funciona é algo grande, mas pequenas mudanças também podem fazer uma grande diferença. O Android 9 traz Configurações Rápidas redesenhadas, capturas de tela melhores, controles de volume simplificados, um botão de confirmação de rotação e uma nova maneira de gerenciar notificações.
Para fechar, o sistema operacional foi equipado com recursos focados em conscientização e controle. Por isso, ele conta com novidades que visam ajudar o usuário a calçar a medica certa para o uso saudável da tecnologia.
– Painel de controle: conta como você está passando o tempo no seu dispositivo, incluindo tempo gasto em aplicativos, quantas vezes você desbloqueou o seu telefone e quantas notificações recebeu.
– App Timer: permite que você limite o tempo em aplicativos. Ele vai te dizer quando estiver perto do seu tempo limite e depois deixar o ícone do app cinza para te lembrar da sua meta.
– Wind Down: irá ativar a Iluminação Noturna quando escurecer, ativar a função Não Perturbe e deixar a tela em escala de cinza na hora que você decidir ir deitar para te ajudar a lembrar de dormir na hora que você quiser.
Leia mais:
Novidades do WhatsApp: central de notificações do Android permite silenciar conversas
Rastreador de celular: veja como encontrar seu aparelho Android ou iPhone
O Android já teve várias versões, cada uma com sua peculiaridade, como você pode lembrar no álbum a seguir: