Para boa parte da população, se locomover pela cidade é tarefa simples, que não impõe muitos obstáculos. Por outro lado, para as pessoas em cadeiras de rodas, subir uma calçada ou se acomodar na mesa de um restaurante podem levar a situações difíceis e constrangedoras. Com isso em mente, o Google Maps passa a coletar informações sobre a acessibilidade de localizações e estabelecimentos. E quem vai construir esse banco de dados serão os próprios usuários.
Leia mais:
Acessibilidade: aprenda a ativar a descrição de áudio em filmes e séries da Netflix
Jovens criam aplicativo para ajudar amiga com paralisia cerebral a se comunicar
Para compartilhar ou adicionar detalhes sobre a acessibilidade de um local, basta abrir o Google Maps em um dispositivo Android, selecionar o menu principal e ir até Suas contribuições. Depois, vá até Ver informações que faltam e classifique por Acessibilidade para visualizar as localizações que não têm esse item adicionado. Esses dados ficarão disponíveis no Google Maps (desktop e dispositivos móveis) e na Busca (apenas dispositivos móveis), na seção de descrição dos negócios.
“Entre as descrições, é possível adicionar se o local tem assento, banheiros, entrada e estacionamento adaptados. Com a ajuda dos usuários, conseguimos adicionar informações de acessibilidade de quase sete milhões de lugares ao redor do mundo. Ao compartilhar com os outros o seu conhecimento, você nos ajuda a chegar ainda mais perto de ajudar a todos, de qualquer lugar, a descobrir e explorar os melhores lugares para cada um”, destacou o Google em uma publicação em seu blog.