De acordo com o levantamento Ipsos The Most Influential Brands, feito entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o Google lidera o ranking das marcas mais influentes entre os brasileiros. O segundo e terceiro lugares ficam com a Microsoft e o Facebook, respectivamente.
Gigantes de tecnologia como Samsung e YouTube vêm em quarto e quinto lugar. Outras marcas como Nestlé, Johson&Johnson e Colgate também aparecem na lista, e apesar da forte presença internacional, as brasileiras Natura e Havaianas também despontam entre as 10 mais influentes do ranking.
O levantamento da Ipsos avalia como os consumidores associam cada marca a um total de 57 atributos, que vão desde vocabulário a relevância no dia a dia. No Brasil, os principais drivers de influência foram Liderança/Inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, Responsabilidade Social (28%) e Confiança (16%), mostrando que, na atual conjuntura, as marcas líderes são, muitas vezes, a escolha certa em um momento que não vale arriscar. São empresas de referência que criaram um vínculo muito forte com o brasileiro.
Confira o TOP 10 marcas mais influentes segundo o levantamento The Most Influential Brands, da Ipsos: