Em 2008, o Google Chrome foi o primeiro navegador a permitir a pesquisa diretamente na barra de endereços. Ele também trouxe aos usuários uma interface que continuava a funciona mesmo que uma aba estivesse travada, tudo com um visual super clean. Hoje, o browser é usado por mais de 60% da população mundial, de acordo com o site W3Counter.
Na semana do seu aniversário de 10 anos, o Chrome ganhou uma grande atualização e uma nova interface. A seguir, o 33Giga te conta as principais mudanças.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
De cara nova
À primeira vista, a maior mudança no Chrome está no visual — no desktop, Android e iOS. Agora, ele está mais arredondado nas bordas, ganhou novos ícones e um upgrade na paleta de cores. O objetivo, de acordo com a empresa, é otimizar a produtividade no navegador. No iOS, inclusive, a barra de ferramentas foi para os pés do aplicativo.
Preenchimento rápido
Uma das tarefas clássicas na internet é o preenchimento de logins e formulários. A atualização do Chrome promete preencher mais rápido espaços de senhas, endereços e números de cartão de crédito para finalizar burocracias mais rápido.
Resposta inteligente
Agora, quando você fizer uma pesquisa diretamente na barra de endereços, os resultados serão mais completos. A novidade evita a necessidade de abrir uma nova aba quando se pesquisa a respeito de temas simples, como pessoas famosas, temperatura e até tradução de palavras.
Do seu jeito
A atualização trouxe para o usuário a possibilidade de criar e administrar atalhos para sites diretamente de uma nova guia. A novidade está disponível na opção “Adicionar atalho”.
Leia mais:
Google abre inscrições para seu programa de estágio 2019
Google revela o nome e as principais novidades do Android 9
O buscador do Google também é destaque, principalmente quando se fala em pesquisas bizarras. Confira, abaixo, alguns dos termos mais curiosos já buscados: