Tags
As obras do pintor holandês Johannes Vermeer acabam de desembarcar no Google Arts & Culture, site e aplicativo para Android e iOS da gigante de tecnologia dedicado a compilar as maiores arte do mundo. Aqui, pela primeira vez, as 36 pinturas do artista são exibidas não só em uma mostra virtual, mas também é possível apreciá-la em realidade aumentada e 3D – caso seu dispositivo móvel seja compatível.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Com curadoria do museu Mauritshuis, detentor do maior acervo da Era de Ouro da pintura holandesa, as obras de Vermeer são exibidas de acordo com popularidade, periodicidade ou paleta de cores. Ao clicar em uma delas, o usuário confere uma série de curiosidades sobre a pintura. O conteúdo está em inglês, mas você pode usar o Google Translator.
Sobre os recursos de realidade aumentada e 3D, eles só estão disponíveis para dispositivos móveis. Para usá-los, é necessário acessar a seção “The complete works in augmented reality” e mirar a câmera do telefone para uma superfície plana. Depois, faça movimentos circulares com o aparelho até que a galeria apareça. Só assim você estará apto a explorar cada um dos quadros.
A ideia de trazer o trabalho de Vermeer para internet vem ao encontro de que é caro e demorado visitá-lo no “mundo real”. Isso porque as pinturas estão espalhadas por 18 museus em sete países. Sem contar que grande parte das obras é frágil, pois foram pintadas entre 1648 e 1672.
Vale ressaltar ainda que, quem é fã de arte, pode aproveitar outras mostras virtuais apresentadas pelo Google Arts & Culture. Entre elas, é possível conferir obras de Vincent van Gogh e Frida Kahlo, além de ter acesso ao acervo da National Gallery of Art, localizada em Washington D.C., nos Estados Unidos.
Leia mais
Google Arts & Culture lança exposição digital do Cristo Redentor
Livros, filmes e até obras de arte: confira uma seleção de acervos online
Artista cria obras de arte usando apenas lixo eletrônico
Já que o assunto é arte, relembre a homenagem que a galeria norte-americana Cantor Fine Art fez para artistas plásticos, transformando-os em emojis: