Em 2021, houve aumento de 58% nas tentativas de fraudes em e-commerces, serviços financeiros e vendas no geral, de acordo com a empresa de tecnologia antifraude ClearSale. O estudo, chamado de Mapa da Fraude, fez um levantamento com mais de 375 milhões de transações, e a categoria com o maior índice de golpes foi a de celulares.
“Datas comemorativas estão entre as principais oportunidades para os golpistas entrarem em ação. Eles percebem a fragilidade e a urgência das pessoas em comprar e se aproveitam disso. O Dia das Mães está aí e é preciso ficar atento”, alerta Bruno César, gerente de prevenção a fraudes e PLD/FT do banco digital Letsbank.
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Panorama digital
Ingenuidade, desinformação, falta de cuidado. São muitos os fatores que levam uma pessoa a cair nesse tipo de cilada. “Observo que, em relação a nossa população, é um fator cultural. As pessoas não buscam ter conhecimento sobre assuntos relevantes e que podem auxiliar no dia a dia, se importando somente com conteúdo popularescos. Além disso, temos o ‘jeitinho brasileiro’, em que o indivíduo busca o tempo todo uma forma de levar vantagem em vários processos, seja em uma compra com preço bem mais baixo, seja em obter um ganho financeiro em um ‘empréstimo’ para um amigo. O estelionatário conhece e estuda esses perfis e sabe a maneira de ‘atacar’ a vítima”, analisa Bruno.
Apesar desses golpes atingirem mais o consumidor, bancos e empresas precisam com urgência se movimentar para mudar o cenário. “Acredito fortemente que o mercado corporativo deve reunir mais as equipes gestoras de Prevenção a Fraudes para debater o tema, publicar conteúdos de conscientização e realizar investimentos robustos em tecnologia para prevenção. O problema é que ainda temos um grande tabu nas organizações que não identificam uma estrutura focada em antifraude como investimento”, afirma o profissional da Letsbank.
Golpes mais comuns
Dentre os principais golpes online no Dia das Mães está o do Falso Brinde. “Nesse contexto, os golpistas se passam por agentes de grandes empresas via WhatsApp alegando ter um brinde. Eles pedem os dados cadastrais, entregam o produto no endereço e pedem uma selfie para comprovar a entrega. Porém, a realidade é que a fotografia faz parte do link de instituições financeiras para liberação de empréstimos”, explica o especialista.
Outro exemplo é o golpe do WhatsApp. “Aqui, os criminosos se passam por parentes e amigos das vítimas, utilizando suas próprias fotos, mas usando um número de telefone desconhecido para solicitar de dinheiro via Pix, alegando vários problemas como excedeu o limite de transação, bloqueio de aplicativo ou quebra do aparelho de telefone celular”, comenta Bruno.
Como se proteger
Para ajudar os brasileiros a ter uma semana tranquila e um Dia das Mães sem perdas financeiras, Bruno separou dicas que visam evitar a dor de cabeça:
1. Tome muito cuidado com seus dados pessoais. Não os forneça para qualquer um que se identifique como instituição, empresa ou organização;
2. Quando procurado, se desconfiar que tenha algo errado, não prossiga com a ação e contate os canais oficiais das empresas para confirmar as solicitações;
3. Se procurado por WhatsApp por algum número desconhecido, mesmo que com uma fotografia que lhe seja familiar, tente contatar a pessoa por meios que conheça (telefone, e-mail, redes sociais) para realmente se certificar que, de fato, não se trata de golpe;
4. Em compras em e-commerce, priorize os sites de empresas conceituadas. Se optar por marcas que não sejam conhecidas, sempre busque consultar a reputação;
5. Evite entrar em aplicativos bancários a partir de redes públicas. Procure realizar suas transações a partir de redes próprias ou conhecidas;
6. Cuidado ao utilizar o celular enquanto estiverem em trânsito, seja no carro, seja no transporte público ou até mesmo a pé;
7. Quando “ganhar” um brinde, verifique nos canais de atendimento da empresa se realmente existe alguma campanha para contemplar clientes com produtos ou descontos;
8. Não tire fotos e selfies a partir do celular de terceiros. Se for ou precisar realizar onboarding em alguma instituição, faça sempre de seu telefone, utilizando redes conhecidas;
9. Utilize senhas fortes, com mais de 10 caracteres e alternando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais em aplicativos de bancos ou de qualquer outra prestação de serviços, como redes sociais e e-mails. Evite utilizar datas de nascimento e colocar a mesma sequência em vários acessos.
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