33Giga

Golpe do Auxílio Brasil: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Na última semana, a PSafe identificou 17 sites utilizando indevidamente o nome do programa Auxílio Brasil para dar golpes. No período, foram bloqueadas mais de 140 mil tentativas – o equivalente a mais de 20 mil por dia, 833 por hora e 13 por minuto.

O golpe do Auxílio Brasil é um phishing, método bastante explorado pelos cibercriminosos, principalmente pelo alto poder de disseminação. Em alguns dos sites, já incluem o botão compartilhar como condição para receber o falso benefício, que é para induzir a vítima a propagar o roubo mais facilmente.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Como funciona o golpe do Auxílio Brasil?

Uma mensagem chega ao dispositivo da vítima dizendo que ela tem direito ao benefício do programa, prometendo inclusive valores até seis vezes maior que o real. Ou, então, a vítima recebe uma mensagem com um link para que consulte se possui direito ao benefício, bastando inserir alguns dados para fazer a falsa verificação.

Para induzir a vítima a cair no golpe, os criminosos utilizam diversas táticas: as cores dos aplicativos oficiais, garantem transferência do dinheiro instantaneamente via Pix, e exibem mensagem afirmando que a pessoa tem o valor de R$ 2.500 disponível para saque imediato, basta informar o número da chave Pix.

Essas mensagens têm sido disseminadas majoritariamente via WhatsApp, mas também é possível que cheguem via SMS ou e-mail.

É válido lembrar, no entanto, que um dos requisitos para ter acesso ao benefício é, obrigatoriamente, estar no Cadastro Único. E este cadastro só pode ser realizado presencialmente. Portanto, na dúvida, consulte as informações nos canais oficiais e não compartilhe mensagens.

Os dados coletados no golpe do Auxílio Brasil geralmente são utilizados posteriormente. Então, caso a pessoa tenha preenchido o cadastro, é preciso ficar atento a qualquer movimentação estranha no dispositivo ou utilizando seu nome nos próximos meses.

Leia mais:
Brasileiros são os maiores alvos de ataques de phishing no mundo
Roubo de identidade: 5 sinais de que você foi vítima de golpes digitais
123456, colocolo, qwerty: as senhas mais inseguras (e usadas) de 2021

Dicas de proteção