Queridinho entre os usuários, o WhatsApp está na mira dos hackers que procuram enganar os usuários com promessas de novas atualizações e serviços. No início desta semana, a empresa de segurança PSafe descobriu mais um golpe envolvendo o app. Nele, os cibercriminosos prometem aos usuários a possibilidade de conversar por videochamadas com grupos de até cinco amigos simultaneamente. Nos últimos sete dias, a ameaça já atingiu mais de 200 mil brasileiros.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
A falsa atualização com o chamariz “turbine seu WhatsApp” chega aos usuários por meio de grupos no aplicativo e também pelo Facebook. Quando a vítima clica no link para ativar a função, ela é direcionada para um cadastro que, se preenchido, vai adicionar o número da pessoa a um serviço de SMS Premium, que faz cobranças na conta ou nos créditos do usuário sem que ela perceba.
A dica para escapar desse tipo de golpe é sempre fazer atualizações por meio das lojas oficiais da Apple, Google e Windows Phone e instalar um bom antivírus no seu smartphone.