33Giga

Gameterapia: instituição usa tablets e jogos no tratamento de deficientes

A Gameterapia é uma técnica que usa jogos de Kinect – sensor de movimentos disponível para os consoles Xbox 360 e Wii – para estimular a atividade cerebral e motora sensorial de alguns deficientes. Criada em 2014 pela instituição Casa de David, o projeto também usa tablets e conta com um aplicativo original, além de games mobile que estimulam a comunicação entre os assistidos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

De acordo com a fonoaudióloga da instituição, Paola Perazzolo, a adoção da tecnologia nas sessões mantém vivo o interesse dos deficientes. “Eles saem dos quartos querendo brincar com os tablets. Tudo acaba funcionando como um estimulo à manutenção da comunicação funcional, tão importante para o bem-estar e a interação dos assistidos com as pessoas”, afirma.

O aplicativo original usado pela fonoaudióloga instiga os deficientes a clicarem em imagens para ouvirem o som correspondente à foto e assim formar frases completas. Jogos simples também são utilizados diariamente nos tablets. Por exemplo, games de arrastar a bola com o dedo até a saída de um pequeno labirinto ajudam na melhora da coordenação motora e no entendimento de regras.

Com este projeto, a Casa de David permanece conectada às novidades de um universo muitas vezes distante de deficientes físicos, intelectuais e autistas. Além disso, a Gameterapia trouxe um parceiro para a instituição, a Brasil Game Show (BGS). Desde 2014, a feira doa alimentos trazidos pelo público durante os dias do evento. Esta arrecadação é importante para a ONG, pois a crise econômica pela qual passa o Brasil fez o número de doações espontâneas cair 40%.