Para combater os vídeos ao vivo exibidos pelos usuários do Periscope, o Facebook lançou seu próprio recurso, o Live Video. No mercado desde o finalzinho de 2015, sua proposta é idêntica a de seu concorrente: fazer com que os internautas façam streaming de vídeos em tempo real. A novidade é que, agora, não só as reproduções pipocarão no Feed de Notícias quando seus amigos estiverem usando a ferramenta, mas será possível navegar pelo mundo e ver o que desconhecidos estão produzindo.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Para usar o recurso é bem simples, basta ir ao menu da lateral esquerda e, na aba “Aplicativos”, clicar na opção “Live Video”. Lá, um mapa será exibido. Cada pontinho azul representa um vídeo ao vivo. Ao passar o cursor do mouse em cima das bolinhas, uma prévia do conteúdo é exibida. Se você se interessar, dê um toque e o streaming será ampliado.
Ao entrar em uma exibição, o usuário vê um pequeno post que pode conter ou não uma explicação do que se trata o conteúdo. Ainda dá para comentar, curtir ou mandar uma reação assim como na própria rede social. Vale lembrar que todas as publicações possuem número de espectadores online, a categoria e há quanto tempo está no ar.
Outro detalhe é o menu da lateral esquerda. Nele são exibidos os vídeos em destaque, sendo, principalmente, os streamings com mais de visitantes e conteúdo de artistas. Por exemplo, durante os testes do 33Giga, foi possível conferir o treinamento dos lutadores da companhia de wresteling norte-americana WWE e as notícias do jornal La Prensa Grafica de El Salvador.