Tags
No Brasil, a velocidade média da internet móvel em redes 2G, 3G e 4G é de 2,5 megabits por segundo (Mbps). Essa característica nada potente levou o País a ocupar a última posição nas medições realizadas pela PROTESTE Associação de Consumidores na comparação com Bélgica, Espanha, Itália e Portugal. Quem coletou as informações foi uma aplicação lançada pela própria PROTESTE e que está disponível para os consumidores no site Teste Sua Conexão.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Além de testar sua velocidade, por meio do aplicativo o consumidor também poderá contribuir para a criação de um mapa com a cobertura real da velocidade das redes móveis em todo o Brasil. Dessa forma, quanto mais pessoas aderirem à proposta, mais haverá informações reais sobre o nível de qualidade das redes móveis de todas as operadoras nacionais.
Sempre que as prestadoras de telefonia celular oferecem serviços de conexão à internet, elas têm que respeitar os padrões mínimos de qualidade definidos na regulamentação. O problema é que nos contratos as empresas fixam velocidades baixas, incompatíveis com a tecnologia utilizada no 3G e 4G, e usam a expressão até tal velocidade para se isentar de cumprir o limite ofertado.
Fato é que a qualidade do serviço que o consumidor utiliza é bem diferente da que é prometida pelas operadoras. Dessa forma, por meio do mapa do aplicativo e com base na cobertura e velocidade da conexão nos locais que o usuários mais frequenta, ele poderá identificar a empresa de telefonia que melhor atende suas necessidades.