Tags

Fotos & Vídeos

Das conchas à biometria: a evolução dos meios de pagamento

Créditos: alex-s via Visual Hunt / CC BY-NC
4 agosto, 2017
Da Redação, com assessoria

A necessidade de realizar pagamentos é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Evidências indicam que há cerca de 10 mil anos a.C, ancestrais começaram a utilizar gado e outros animais como moeda nas trocas de bens e serviços. Antes disso, os humanos primitivos realizavam apenas o escambo, sem o envolvimento de qualquer meio de troca em suas transações.

Hoje, no entanto, a realidade não poderia ser mais diferente. O mundo foi transformado pela tecnologia, na qual a comunicação e a informação são abundantes e o processo de digitalização acelerado. Até está chegando a época em que a própria existência física do dinheiro deixará de existir. E, acredite, isso provavelmente será bom para você.

Quando visto sob a perspectiva histórica, a evolução dos meios de pagamento mostra uma busca incessante por maiores graus de simplicidade, conveniência e segurança nas transações. De um punhado de conchas até os pagamentos via smartphone, confira uma compilação cronológica das principais etapas desta história. A pesquisa foi realizada por Ricardo Abdalla, head de inovação da Braspag.

Leia mais
Em 12 tópicos, entenda de vez como funciona a moeda virtual Bitcoin
Banco Neon lança serviço que usa selfie para autenticar compras online
Conheça 5 aplicativos para controlar suas finanças

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.