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Estudo mostra que metade dos usuários já foi alvo de golpes online

De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab em conjunto com a B2B Internationl, em um período de 12 meses, 48% dos consumidores online já foram alvo de golpes que resultaram na divulgação de informações sigilosas com fins lucrativos. O índice é reflexo do aumento da diversidade e do número de ciberameaças financeiras, como e-mail suspeito mascarado como mensagem do banco (22%), e-commerce falso (15%) e páginas de phishing para roubar informações bancárias (11%).

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O estudo mostrou ainda que, nos casos bem-sucedidos, os internautas tiveram prejuízos estimados entre US$ 283 e mais de US$ 1.000. No total, apenas 54% das vítimas desses ciberataques recuperou todo o valor perdido, enquanto 23% das pessoas não teve a mesma sorte e não conseguiu reaver o dinheiro.

A Kaspersky Lab afirma que parte dominante dos programas maliciosos desenvolvidos no Brasil visam o roubo de credenciais de Internet Banking e números de cartões de crédito. Em 2015, os prejuízos causados por golpes em canais eletrônicos somaram R$ 1,8 bilhões, segundo dado mais recente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).  Por isso, é essencial manter seu computador e smartphone protegidos se você os usa para interagir com comunicados enviados pelo branco ou faz transações financeiras frequentes.