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Se você já parou para se perguntar o nível de segurança que você tem online, quantas pessoas estão na mira de criminosos virtuais ou até quantas delas já foram vítimas, a Kaspersky Lab lançou o Índice de Segurança Cibernética Kaspersky (em inglês) para responder a essas perguntas. O documento é o primeiro referencial global que mede os níveis atuais de ameaças virtuais que os internautas enfrentam.
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A empresa de segurança trabalha regulamente em parceria com a B2B International para realizar pesquisas globais online e de grande escala em vários países. O objetivo é avaliar o comportamento dos usuários na web para basear estudos. No caso do Índice de Segurança, ele foi formado a partir de uma pesquisa detalhada realizada em agosto deste ano em 21 países e associa três indicadores principais, medidos a cada seis meses, que fornecem as informações necessárias para monitorar o grau de perigo que o usuário está sujeito. São eles:
– Indicador Concerned (Preocupados): mostra a porcentagem de pessoas que acreditam que podem ser vítimas de um ataque virtual. Ele reflete o grau de compreensão dos usuários em relação ao perigo a que são expostos;
– Indicador Affected (Afetados): identifica quantas pessoas realmente já foram vítimas de ataques virtuais durante o período relatado – tiveram vazamento de dados ou sofreram extorsão on-line, por exemplo;
– Indicador Protected (Protegidos): mostra o número de usuários que instalaram uma solução de segurança em seus dispositivos conectados. Esse é o número médio de todos os equipamentos usados, incluindo computadores e aparelhos móveis.
De acordo com o documento, apenas um em cada cinco usuários (21%) acredita sofrer alguma ameaça online. Ao mesmo tempo, quase um terço dos usuários (29%) já foi vítima de golpes de criminosos virtuais – por exemplo, 8% tiveram suas contas sequestradas e 22% tiveram dispositivos infectados por malware. Contudo, apenas 60% dos usuários instalaram soluções de segurança em todos os dispositivos que usam para acessar a Internet.
A empresa afirma que o Índice de Segurança foi criado para chamar a atenção das pessoas, da mídia e dos fornecedores para o problema de segurança cibernética. “Estamos fazendo um apelo a todos os usuários da Internet para reforçar seus conhecimentos de informática e adotar uma abordagem responsável de modo a proteger a si mesmos e a todos os que amam. Acreditamos que a segurança deve ser compartilhada”, declara Andrei Mochola, chefe de negócios ao consumidor da Kaspersky Lab.