O crescimento de uma empresa depende de inúmeros fatores, dentre esses o network. Mesmo sendo imprescindível para qualquer tipo de negócio, alguns passos desse processo se mostram diferenciados hoje em dia, sendo muito importante buscar não só possíveis clientes, mas também parceiros que atuem em áreas próximas ou complementares. Fernando Bottura é presidente da Gowork, um espaço de coworking, e especialista em empreendorismo e te dá seis dicas sobre como aprimorar o relacionamento e gerar mais negócios para sua empresa.
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Busque aparecer adequadamente: quem não é visto, não é lembrado, assim, mesmo que seja uma pessoa introspectiva, busque locais onde haja bastante pessoas que possam gerar negócios. Lute contra a timidez e divulgue suas ideias;
Não crie inimigos: muitos profissionais possuem uma postura negativista, criticando qualquer serviço que não seja o dele, isso não pega bem, sem contar que se o comentário chegar a pessoa alvo, poderá causar indisposição e inimizades. Você só tem a perder;
Busque agregar: é papel de um profissional ser agregador, tanto de conteúdo, quanto de pessoas. Assim, busque constante atualização sobre temas pertinentes e crie uma corrente de profissionais de áreas análogas para indicação, o que fará com que você seja respeitado pelo grupo;
Cada um no seu quadrado: evite oferecer serviços para áreas que não são a sua especialidade, pois, cada um tem um ramo de atuação e isso deve ser respeitado – fato que pode gerar muito mais respeito de volta e troca de indicações;
Seja precavido : esteja sempre munido de cartão de visita e/ou apresentações de sua empresa, pois nunca se sabe quando surgirá uma possibilidade de negócios ou uma pessoa que poderá se interessar pelos seus serviços no futuro;
Não exagere: existe uma linha muito tênue entre ser uma pessoa de network e ser o chato, por isso, se policie. Veja se não está sendo muito invasivo. Lembrando que muitas vezes o simpático pode dar a sensação de que você está forçando a amizade. Sempre respeite o limite do próximo!